Inúmeros são os especialistas da área de saúde que apontam a importância de aliar exercícios físicos com uma alimentação adequada. Tal composição é a chave para o combate de inúmeros problemas de saúde. Obesidade, hipertensão arterial, envelhecimento físico e mental e problemas circulatórios são somente alguns dos problemas que podem ser evitados ou combatidos por meio da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.
Além disso, é interessante lembrar que a prática de exercícios ajuda na produção da endorfina, um calmante natural. Desta forma, a pessoa sente-se mais relaxada e pode dormir melhor. Muito bom, não?
Deve-se reforçar aqui a importância de uma nutrição saudável e lembrar pessoas que precisam restringir suas refeições (como as modelos) dos riscos que correm devido a isso! As consequências são observadas a longo prazo, como a incidência de osteoporose, artrite e outros problemas.
Caso você não tenha tempo para a prática de exercícios físicos, ao menos busque introduzir mais movimento à sua vida. Caminhar até o local de trabalho, jogar futebol com os amigos, passear com as crianças no parque, enfim, qualquer atividade que possa levá-lo a movimentar-se!
Em um guia publicado pelo próprio Ministério da Saúde do Brasil constam informações sobre a importância de evitar o sedentarismo. O mesmo informa o seguinte:
- Evite uma vida sedentária, movimente-se! Introduza em sua rotina atividades que o levem a mover-se mais;
- Evite passar muito tempo em frente à TV ou computador. Troque o elevador por escadas quando possível. Passeie com seus filhos.
Claro, a alimentação a ser adotada antes, durante e após os exercícios físicos varia. Antes dos exercícios, alimentos leves, como frutas, que são ricas em vitaminas e minerais. E bastante água antes, durante e após as atividades físicas. Sucos também podem ser ingeridos durante a realização dos exercícios. Sua dieta deve ser rica também em carboidratos e proteínas.
Caso pratique exercícios físicos visando ganhar massa muscular, lembre-se de que tais exercícios consomem bastante as reservas energéticas provenientes dos carboidratos, logo você precisa consumir alimentos ricos neles.
Várias são as vantagens adquiridas por meio da execução cotidiana de atividades físicas:
- Reduz o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação;
- Retarda o envelhecimento físico;
- Como consequência da menor obstrução dos vasos sanguíneos, reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Aumenta a produção da endorfina, que causa uma sensação agradável de bem-estar, relaxando o corpo;
- Com a redução dos níveis de gordura no sangue, reduz-se também a incidência de hipertensão arterial.
Mas, é claro, a fim de determinar a melhor alimentação para você bem como o tipo de exercícío físico a desempenhar-se, é importante conhecer seus objetivos: pretende perder peso, é um atleta profissional ou somente quer manter a forma? A partir daí, fica bem mais fácil planejar e sentir os benefícios dos exercícios físicos e alimentação saudável juntos!