Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Pilates x Musculação

Com a comprovação científica de que as atividades físicas trazem  vários benefícios à saúde dos indivíduos de uma maneira geral, diversas modalidades de exercícios  físicos vêm sendo realizadas. Um dos mais conhecidos e praticados por pessoas que desejam reforçar a massa muscular para conseguir suportar os pesos e prevenir desse modo  possíveis lesões nas articulações  é a musculação.

Porém já faz algum tempo que outra atividade vem chamando a atenção de um número cada vez maior de pessoas interessadas em praticar alguma atividade: O pilates, que promete realizar o mesmos  benefícios que a musculação ou seja fortalecimento dos músculos e melhoria do condicionamento físico.

Mas se as duas modalidades trazem os mesmos efeitos benéficos para o corpo humano, será que existe alguma diferença entre elas? E se houver quais serão elas e principalmente existe uma que seja melhor do que a outra? É o que veremos a seguir:

Opinião de Profissionais Especializados

Segundo especialistas na área de exercícios físicos e esportes tanto o pilates quanto a musculação são atividades boas para o corpo humano, sendo que cada uma traz um beneficio próprio. Segundo alguns profissionais  um programa de atividade ideal seria a prática alternada de três dias de musculação com dois dias de pilates durante a semana. A musculação poderia deixar em alguns praticantes um problema na postura corporal que  o pilates poderia auxiliar  uma vez que trabalha com a flexibilidade e resistência.

Para os especialistas em ginástica postural a combinação do pilates  e da musculação seria perfeita pois em casos em que os  atletas  treinam em um ritmo muito intenso o pilates poderia ajudar se o individuo realizasse  algum exercício de musculação em excesso atuando no reequilibro do corpo prevenindo possíveis lesões nas articulações dos atletas, uma vez que a atividade mais pesada com cargas é sempre feita pela musculação.

O papel desempenhado pela musculação é trabalhar os grandes grupos de músculos nas pessoas com o objetivo principal de proporcionar aos seus praticantes um aumento de força porém sem a hipertrofia comum em atletas que praticam corrida. No caso do pilates o objetivo principal além de equilibrar os músculos do corpo humano seria promover uma melhora na postura do indivíduo e uma definição nos músculos de seus praticantes porém sem nenhum tipo de sobrecarga nas articulações ou hipertrofia.

Relação entre Corrida, Musculação e Pilates

Os especialistas orientam que os praticantes de corrida e musculação devem combinar essas atividades com o pilates. A musculação é importante para aquelas pessoas que desejam trabalhar os músculos do abdômen e das regiões lombar e panturrilha. O pilates traria os mesmos benefícios  sendo que teria um efeito melhor pelas aulas de alongamento que proporciona aos seus praticantes.

Segundo alguns especialistas em educação física, o pilates traria mais benefícios aos que praticam corrida pois essa atividade trabalha a flexibilidade do corpo que é de extrema importância para os corredores, pois esses atletas para atingirem uma boa performance devem estar com o corpo alongado e resistente. Foi observado que a atividade de pilates promove a melhoria do mecanismo da corrida realizando uma reorganização dos músculos do atleta além de melhorar a respiração necessária aos longos trajetos de corrida percorridos.

Para outros profissionais não há diferença entre o pilates ou a musculação para os praticantes de corrida e reforçam que o método mais eficiente será aquele mais adequado para as condições físicas do corredor  e o que ele mais gostar de praticar.

Diferenças dos resultados da Musculação e do Pilates

Para aquelas pessoas que desejam ganhar massa muscular mais rapidamente o ideal é fazer musculação  pois esse exercício proporciona um número de repetições muito grande do exercício o que potencializa seu efeito. No pilates  ao contrário os movimentos são repetidos no máximo  dez vezes e os resultados aparecem não pelo número de repetições e sim pela diversidade de atividades realizadas com o mesmo grupo de músculos com o objetivo de controlar ao máximo a precisão dos movimentos realizados pela pessoa.

Alguns profissionais da área esclarecem que o pilates tem um resultado mais lento também porque os movimentos que são executados demanda uma maior concentração mental por parte do praticante pois os movimentos realizados são mais complexos do que os que são feitos na musculação. Os especialistas ressaltam que não há ate o presente momento estudos científicos que comprovem de maneira efetiva a vantagem de um exercício sobre o outro, por isso as pessoas que desejam praticar alguma atividade podem fazer a musculação combinada com o pilates desde que acompanhadas por um profissional especializado em ambas modalidades de atividades físicas.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top