Todas as pessoas que querem emagrecer ou aquelas que desejam somente manter o organismo saudável são orientadas a praticar ginástica. Mas afinal o que é ginástica e como essa modalidade de exercício físico pode contribuir para a perda de peso e manutenção do bem-estar dos indivíduos de uma maneira geral?
Conhecendo um pouco mais sobre a ginástica
Segundo profissionais especializados na área a ginástica e reúne diversas modalidades como por exemplo: Ginástica Rítmica, Artística, Esportiva, aeróbica,esportes realizados com acrobacias com ou sem aparelhos ,danças e as expressões folclóricas regionais. A ginástica pode ser realizada por pessoas das mais diversas faixas etárias, de ambos os gêneros(Masculino ou feminino).
A ginástica geral promove o desenvolvimento da saúde nos indivíduos que a praticam, além de favorecer a melhora da condição física e contribuir para a socialização das pessoas. Outro aspecto de extrema relevância na ginástica é que ela auxilia na manutenção do bem-estar físico e mental, além de dar oportunidade a um grupo de pessoas de se reunirem para praticar atividades físicas fundamentadas nos princípios da ginástica,
integrando as várias possibilidades que essa atividade proporciona aos seus praticantes de acordo com as necessidades e a condição física,promovendo também a superação individual na execução de determinado exercício, facilitando o intercâmbio e troca de experiências das dificuldades ou superações entre os seus participantes, e favorecendo a integração dos praticantes em um trabalho que é coletivo apesar dos beneficios serem individuais.
História da ginástica
Muitas pessoas praticam a ginástica mas não sabem em que momento da história da civilização humana ela surgiu. De acordo com pesquisadores a ginastica já era conhecida desde os tempos da era pré-histórica onde a pratica de exercícios era quase que uma condição de extrema necessidade para que os seres humanos da época conseguissem sobreviver, uma vez que eles tinham que encontrar seus próprios meios para conseguir se alimentar e essa atitude incluía que eles pescassem ou corressem atrás de alguma caça, ou ainda defendessem seus territórios atacando ou se defendendo de possíveis inimigos de uma tribo rival.
Com a chegada da era industrial a partir do ano de 1800 a ginástica foi vista não somente como um exercício físico puramente mas sim como uma atividade importante para a manutenção da saúde, e também foi vislumbrada a possibilidade da ginástica auxiliar na postura que os trabalhadores adotavam no momento de executar suas tarefas diárias no local de trabalho, nascendo assim com o desenvolvimento dessa concepção a ginastica laboral. O conceito da ginastica no decorrer dos anos se desenvolveu com os movimentos que eram naturalmente realizados pelos seres humanos que desde a antiguidade corriam, saltavam, andavam ou arremessavam objetos, e essas ações eram realizadas de conformidade com a necessidade do momento.
A partir daí o a concepção de ginástica evoluiu para vários tipos e as chamadas academias de ginastica se tornaram um lugar bastante frequentado por pessoas que se preocupavam em perder peso mas não se importavam em manter um organismo saudável. Com a realização de vários estudos científicos ficou comprovado também a atuação benéfica da ginástica na saúde dos indivíduos e na manutenção de seu bem-estar.
Alguns tipos de ginástica
Segundo especialistas a palavra ginastica pode ser definida como um conjunto de exercidos realizados no corpo com ou sem ajuda de aparelhos apropriados cuja finalidade pode ser perda de peso, manutenção da saúde ou então para competição. A ginástica é realizada através das habilidades que todos os seres humanos possuem e que não dependem nem de seu nível econômico e nem do ambiente onde as pessoas vivem e funcionam como uma base para a aquisição de uma ginástica mais especifica de acordo com os objetivos que se quer atingir.
Alguns tipos de ginástica que são realizadas nas academias são: Ginástica aeróbica que melhora a noção espacial e a coordenação motora, além de promover a perda de peso;Step que é um tipo de ginástica que também melhora a coordenação dos movimentos do corpo humano, além de favorecer o condicionamento cardíaco e vascular, reforçando as pernas pois a base dos movimentos são a subida de uma escada e também promovem perda de peso,O Aerobox melhora o reflexo e coordenação motora além de favorecer a agilidade; O Circuito trabalha com movimentos combinados favorecendo a flexibilidade; O Body Pump desenvolve a capacidade anaeróbica além de auxiliar no emagrecimento e coordenação motora quando realizado com alta intensidade; e a Ginástica Localizada que melhora a resistência muscular e a força além de melhorar a flexibilidade e promover a perda de quilos extras.
Vale ressaltar que qualquer tipo de ginástica deve ser sempre realizado com o acompanhamento de um profissional especializado na área.
Por Salete Dias