Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos Exercício físico e reabilitação cardiovascular

Exercício físico e reabilitação cardiovascular

Para que todos possam entender de que maneira o exercício físico está relacionado à reabilitação cardiovascular é necessário primeiro que saibam o que significa esse conceito. A reabilitação cardiovascular tem a finalidade de restabelecer à pessoa com complicações cardíacas o máximo de atividades possíveis que possam ser realizadas por ela de acordo com a capacidade de seu coração.

Para a recuperação do indivíduo portador de alguma enfermidade vascular ou coronariana a prática do exercício físico tem uma função relevante nesse processo. Veremos com mais detalhes como esse mecanismo ocorre.

Conhecendo o funcionamento do coração

De acordo com especialistas na área o coração funciona como uma especie de bomba muscular, uma vez que bombeia sangue para todo o corpo humano e é envolta por um tecido fibroso denominado pericárdio. Dividido em dois compartimentos cada um com duas câmaras denominadas ventrículo que tem a função de ejetar o sangue nas artérias e o a´trio que recebe o sangue das veias presentes no corpo humano.

Os estudos científicos realizados provaram que os ventrículos trabalham mais que os átrios e que suas paredes são mais espessas devido à pressão da aorta ser maior na área próxima aos pulmões o que demanda um esforço maior da parte deles. Segundo pesquisadores os tipos de circulação sanguínea são; Grande Circulação ou Circulação sistêmica, Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar, Circulação Colateral e Circulação Portal.

Condicionamento cardiovascular

Considerado com um dos princípios do condicionamento cardiovascular o treinamento físico se caracteriza  pela repetição do exercício físico realizado pelo indivíduo com o objetivo de induzir ao um melhor condicionamento físico do corpo humano. Porém para que surta o efeito desejado deve ser realizado durante um período de tempo longo e com uma frequência regular.

Os especialistas  classificaram quatros princípios básicos para um bom condicionamento físico são eles: Principio da Especifidade- Esse principio descreve a adaptação fisiológica e metabólica especifica que determinado exercito físico de reabilitação produz no indivíduo apresentando como resultado um efeito especifico no treinamento que foi realizado e  que é  de extrema importância para melhorar a atuação nas tarefas diárias relacionadas à vida profissional da pessoa;

Princípio da Sobrecarga – Esse princípio descreve que todo exercício físico que é  eficaz para potencializar o condicionamento físico do individuo demanda um treinamento maior do que a pessoa normalmente está acostumada a fazer; Reversibilidade- Esse principio revela que os efeitos benéficos do treinamento realizados pelos indivíduos não permanecem por toda a vida, isso significa que toda a melhora física conquistada tende a desaparecer em cerca de duas semanas quando a pessoa deixa de fazer os exercícios e em cerca de cinco semanas cinquenta por cento de todo o condicionamento ganho pode ser perdido, Variação individual-É o principio que estabelece que de acordo com as demandas e capacidade física  de cada indivíduo é que o treinamento deve ser elaborado.

Efeitos  fisiológicos do exercício físico

De acordo com especialistas o exercício físico tende a potencializar a capacidade funcional  reduzindo também a necessidade de oxigênio do músculo cardíaco miocárdio, reduzindo a pressão diastólica e a sistólica alterando de maneira satisfatória o processo metabólico que envolve os carboidratos e os lipídios no organismo humano. Foi verificado em pessoas portadoras de enfermidades coronarianas quando submetidos à reabilitação cardíaca uma melhora atribuída ao treinamento físico realizado pelo paciente.

Objetivos da reabilitação cardiovascular com exercícios físicos

Os profissionais especializados nessa área informam que  o principal objetivo de elaborar programas de reabilitação cardiovascular é fazer com que o indivíduo possa apresentar a manutenção de uma  boa condição de saúde orgânica, mental, social e profissional e para que isso ocorra de forma satisfatória é necessário utilizar alguns tipos de tratamento sendo que o exercício físico é um dos que tem se mostrado mais benéficos em todo esse processo.

Para que o exercício físico surta o efeito desejado é necessário um planejamento prévio e a implementação de um programa específico de acordo com as necessidades de cada paciente. Os especialistas alertam que esse treinamento deve ser capaz de prover uma sobrecarga no coração que seja suficiente para estimular o aumento no chamado débito cardíaco e no volume de ejeção sanguínea.

O objetivo dessa sobrecarga deve ser exercitar determinados músculos do corpo humano que são específicos para determinado tipo de exercício físico de tal maneira que melhore  toda a circulação do sangue e o metabolismo corporal dos pacientes. Vale ressaltar que esse programa deve ser supervisionado por um profissional especializado capacitado para detectar algum tipo de problema como arritmias ou outras complicações que inviabilizem a execução do treinamento.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top