E aqui vamos nós, esclarecer mais um assunto até agora não comentado no Giga Mundo: a Medicina Esportiva que, ao contrário do que se pode imaginar, não se trata tão somente de atendimento médico para atletas, mas vamos com calma que já, já explicamos isso…
Segundo a Wikipédia, a Medicina Esportiva trata-se de uma especialidade da Medicina que foca no estudo do exercício físico, treinamento e esporte sobre o organismo das pessoas, independentemente de serem pessoas com problemas de saúde ou saudáveis, focando no acompanhamento antes, durante e após as atividades físicas por pessoas, sejam elas atletas ou indivíduos buscando melhorar sua saúde por meio de tais atividades.
Desta forma, trata-se de um ramo da Medicina capaz de auxiliar as pessoas a terem um melhor desempenho na prática de esportes sem por em risco sua saúde, bem como capaz de assistenciar pessoas que utilizam-se da prática de exercícios físicos como parte de um tratamento ou para manter a forma e o bem-estar.
Outro papel importante desse ramo da Medicina são os estudos dos efeitos da ausência de prática de exercícios bem como das lesões provocadas por exercícios realizados de forma demasiada ou equivocada.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte ( http://www.medicinadoesporte.org.br ) é a principal organizadora promovedora da Medicina Esportiva, desenvolvendo inclusive o Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte que, neste ano de 2011, está em sua 23ª edição e ocorrerá em Petrópolis-RJ.
O acompanhamento de um médico especializado em Medicina do Esporte pode trazer diversos benefícios, como:
- Manutenção ou perda de peso;
- Prevenção ou mesmo tratamento de doenças cardiovaculares, endocrinológicas, pulmonares, renais, neurológicas, oncológicas, etc;
- Tratamento de lesões e enfermidades;
- Análise dos efeitos da prática de exercícios sobre o organismo do paciente, a fim de evitar consequências negativas;
- Recomendação médica nutricional bem quanto ao estilo de vida do paciente.
Estas são somente algumas das muitas vantagens de se ter o acompanhamento desse tipo de profissional! E para você, amigo leitor, qual a importância da Medicina Esportiva?