Depressão, caracterizada por alterações de humor instável, perda de interesse em passatempos e atividades é um transtorno emocional grave que afeta cerca de 9,5 por cento da nação.
Desnecessário será dizer que pode ser muito mais fatal se uma pessoa deprimida está caminhando para o suicídio.
Portanto, aqui estão algumas indicações para saber se o seu ente querido está a considerar o suicídio como uma conseqüência da depressão.
Suicídio na depressão: Sinais de alarme para estar ciente
1. Menções de suicídio ou morte
2. Querer amarrar as pontas soltas ou doar os pertences pessoais
3. Engajar-se em comportamento imprudente, tais como abuso de álcool e drogas
4. Afastando-se de familiares e amigos
5. Erráticas mudanças de humor
6. Inadequadamente dizer adeus
7. O comportamento verbal que é ambíguo ou indireto (por exemplo: “Eu quero dormir e nunca mais acordar.”, “Eu estou tão deprimido, eu simplesmente não posso continuar.”, “Será que Deus pune suicídios?”
Embora os sinais e avisos possam variar de pessoa para pessoa, é importante que você seja capaz de reconhecer tais alertas e tomar algumas medidas para ajudar seu amado.
Ajudar um ente querido que está mostrando sinais de depressão suicida
Se você acredita que alguém está pensando em suicídio não procura ajuda imediata, no entanto, há vários sites de web de prevenção para suicídios e linhas disponíveis para ajudar aqueles em necessidade, mas no caso destes não estarem ao seu alcance, você pode tentar o seguinte:
1. Cultive a proximidade física: Simple abraços, beijos nas bochechas, carinhosos mimos e elogios percorrendo um longo caminho para curar um coração partido ou uma mente deprimida. Lembre-se, por vezes, as pequenas coisas contam.
2. Se a pessoa está profundamente suicida, não deixá-lo sozinho ou ela.
3. Lembre-se: o comportamento suicida é um grito de socorro. Assim, se alguém pensando em suicídio virar para você, é provável que ele acredite que você é mais carinhoso e mais informados sobre como lidar com depressão, e mais disposto a ajudar. Isto em si é positivo, assim haverá tempo para capacitar-se para ser o que uma pessoa suicida vista que você seja, mais forte e você é.
4. Outras medidas a tomar incluem garantindo-lhes que a ajuda está disponível e que, com tratamento adequado, pode se sentir melhor. Tente não patrociná-las, simplesmente diga que “tudo vai ficar bem”, ou que “eles têm tudo para viver.
5. Tente procurar na casa artigos perigosos, como armas e facas que podem ser potencialmente prejudiciais.
Além dos fatores acima, se você é de uma inclinação espiritual, este será um bom momento para orar de acordo com o quadro de sua fé. De fato, a oração, quando utilizada de forma eficaz pode fazer maravilhas para ajudar na redução da depressão suicida.
Além disso, na esperança de que seu amado comece a mostrar sinais de melhora dos avisos indicando depressão, suicídio vai ser ótimo para começar a incluir tais abordagens livre de drogas para o tratamento da depressão, tais como o exercício a saber: Yoga, uma dieta adequada para a saúde física, que por sua vez, cura a mente e pensamentos positivos e afirmações.
Naturalmente todos nós ficariamos preocupados ou assustados se um ente querido parece à beira do suicídio resultando de uma depressão, no entanto, com todos os problemas da vida, se é que podemos pegá-lo cedo e cortar o mal pela raiz, o suicídio da depressão pode ser prevenido. Se as coisas podem ter chegado mais avançado, então pode ser hora de procurar ajuda profissional ou como uma alternativa dobrar nossos esforços para orientar a pessoa amada de volta para uma visão positiva da vida.