A infecção pela traça chamada de enterobíase, oxiurose ou enterobiose é uma doença parasitária que afeta os seres humanos e uma das mais comuns infecções parasitárias que ocorre nas crianças de países desenvolvidos. A enterobíase é causada por infestação do verme parasita denominado Enterobius vermicularis, vulgarmente chamado de traça humana.
Este processo infecioso geralmente ocorre através da ingestão de ovos da traça, através de mãos, alimentos contaminados, e como menor frequência, a água infestada pela traça.
Principal sintoma da enterobiose
O principal sintoma da enterobiose é um prurido ou coceira na região anal do individuo. A pós a ingestão dos ovos o período de incubação é de 4 a 6 semanas para que haja o aparecimento de novos ovos no ânus do indivíduo. A oxiurose é geralmente considerada um incômodo, em vez de uma doença grave.
Tratamento da enterobíase
O tratamento é simples em casos não muito complicados, contudo, a eliminação do parasita deve ser realizada se todo um grupo familiar foi afetado ou uma instituição, pois muitas vezes estas infestações causam problemas significativos resultando em uma cura incompleta ou um processo de reinfecção.
Segundo especialistas a infecção de enterobíase não está associada a nenhuma situação ou nível socioeconômico, raça ou cultura, podendo, portanto afetar qualquer pessoa que entre em contato com o parasita independe de sua condição social ou etnia.
Sinais e sintomas da enterobiose
Quase a metade das pessoas com infecção por traça são totalmente assintomáticas. Os sintomas mais comuns são pruridos anais e perineal, que se trata de uma intensa coceira em torno do ânus e do períneo do individuo afetado. Esse prurido é mais intenso no período noturno, e é ocasionado pelas vermes fêmeas que migram dentro do corpo humano para colocar seus ovos no entorno da região anal.
A intensidade da coceira pode variar, podendo ser descrita como simples cócegas, ou sensação de rastejamento nessa área, ou em casos mais graves uma dor súbita. A coceira pode causar o rasgamento da pele e complicações, tais como processos infecciosos causados por bactérias, como a dermatite, que é uma inflamação que ocorre na pele, e foliculite que é a infecção do folículo piloso.
No geral, os sintomas incluem insônia ou dificuldades para dormir e inquietações. Uma quantidade importante de crianças sofre de anorexia por perda de apetite, e consequente perda de peso, estado emocional instável e irritabilidade, além de enurese, que é a incapacidade de controlar o ato de urinar.
Estes parasitas não podem causar prejuízos na pele, e eles normalmente não migram por meio dos tecidos do corpo humano. No entanto, nas mulheres eles podem passar para a vagina e para a vulva, e de lá passar para orifício externo do útero, para a cavidade do útero, ovários, trompas e cavidade do peritôneo, causando vulvovaginites, que é uma infecção na vulva e na vagina, provocando um corrimento na vagina e prurido vulvar.
Tratamento
A medicação é o principal tratamento para a infecção pela traça. Os fármacos existentes contra vermes são muito eficazes, no entanto, a reinfecção é frequente, independentemente da medicação utilizada. A eliminação total do parasita pode necessitar de doses repetidas da medicação durante até um ano ou mais.