Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Neurose

A neurose é um distúrbio proviniente de alterações no sistema nervoso, ela é classificada com um trasntorno mental, de natureza emocional e afetiva onde a personalidade do indivíduo é determinante na evolução do problema. É comum cada indivíduo reagir de forma diferente diante de algumas situações, no entanto a pessoa “neurótica” apresenta uma tendência de exagerar na forma que expressa suas emoções.

Quando acontecem estas situações que desequilibram o indivíduo, ele passa a tentar evitá-las de diversas formas na tentaiva de não passar novamente pelos mesmos transtornos.  É comum os indivíduos que apresentam este problema ter consciência da existência do mesmo, no entanto eles não conseguem livrar-se da neurose.

Causas da neurose

Muitas são as hipóteses dos estudiosos levantadas sobre as causas da neurose, algumas acreditam que elas sejam desencadeadas por situações estressantes, já para Freud a neurose era causada por traumas de natureza sexual sofridos na infância com o tempo ele observou que os seus pacientes fantasiavam histórias e seus relatos não correspondiam a verdade dos fatos, enquanto isto, outros acreditam que a neurose seja ocasionada por problemas comportamentais caracterizando-o como um distúrbio orgânico. Adicionado a esses fatores, a neurose pode ser causada também por fatores externos e ambientais não indentificados.

Sintomas da neurose

Este distúrbio apresenta sintomas variados, entre eles pode-se destacar:

  • Ansiosidade excessiva
  • Depressão profunda e constante
  • Evitar determinadas situações por medo
  • Sentimento de angústia
  • Sensação de que algo ruim irá acontecer há qualquer momento
  • Comportamentos agressivos
  • Há depender do indivíduo ele poderá apresentar perda de peso ou obesidade
  • Preocupação excessiva

Diagnóstico da neurose – O diagnóstico pode ser feito através dos sintomas relatados e apresentados pelo indivíduo, já que o mesmo tem consciência de que apresenta o problema e necessita de ajuda. Um médico ou psicólogo podem fazer o diagnóstico e orientar formas de controlar novas crises de neurose.

Prevenção da neurose

Por ser um problema que envolve o sistema psicológico do indivíduo, não existe uma forma de controlar o distúrbio. No entanto, o que um indivíduo pode fazer é tentar manter-se longe de situações estressantes. É necessário destacar que a neurose caracteriza-se como um traço de personalidade do indivíduo sendo impossível evitá-la.

Tratamento da neurose

No tratamento da neurose pode ser utilizados diversos métodos separadamente ou em conjunto. Podem ser utilizados medicamentos que visam melhorar a sintomatologia do problema como os antidepressivos, o método da psicoterapia é bastante utilizado ele pode ser realizado pelo paciente sozinho ou em grupo. Com o avanço da psicologia e da medicina cada vez mais novas alternativas são buscadas na tentativa de melhorar a qualidade de vida do paciente, vale ressaltar que a neurose não tem cura, no entanto ela pode ser bastante controlada fazendo com que o portador do distúrbio possua uma vida normal.

As situações que favorecem novas crises de neurose podem reativar o distúrbio em qualquer momento da vida do indivíduo, este fato faz com que muitos portadores deste distúrbio psicológico passem boa parte da vida em tratamentos com psicólogos. É importante que as pessoas que convivem com quem tem este problema colaborem para o sucesso do tratamento tentando evitar situações que geram novas crises.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top