Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Molusco Contagioso

Quando as pessoas ouvem falar de molusco imaginam logo, aqueles animais marinhos e invertebrados que estão presentes  ou na terra ou nos mares de água doce. No entanto, o que iremos tratar neste artigo,está relacionado na verdade a uma doença cutânea, denominada Molusco Contagioso, provocada pelo vírus do molusco conhecido como Poxvirus, que penetra na pele dos seres humanos, favorecendo o surgimento de vários tumores cutâneos de aspectos claros que aparecem no corpo dos indivíduos infectados.

Ação do vírus do Molusco Contagioso no corpo humano

De acordo com estudiosos na área de infectologia, o  vírus causador da doença conhecida como molusco contagioso é bem próximo do que causa a varíola nos seres humanos, e  é considerado por muitos cientistas  como um vírus de natureza complexa, além de ser o maior em dimensão que pode infectar o corpodos indivíduos. A transmissão desse vírus pode ser por contato sexual, por isso muitos especialistas podem classificar a doença com sexualmente transmissível, ou então o contágio pode ser feito através de objetos de uso pessoal como toalhas, ou ainda por contato corporal sem o ato sexual, como em uma luta, por exemplo.

Nestes casos os mais afetadas são as crianças e os jovens. Além disso, estudos mais recentes demonstraram que indivíduos submetidos a fortes situações de estresse emocional ou grande estado de ansiedade podem ser portadores do Poxvirus , pois as pesquisas científicas demonstraram que estas condições mentais são muito favoráveis ao aparecimento deste tipo de vírus. O período de incubação do  vírus que compreende a infecção propriamente dita, e o aparecimento dos sintomas é em torno de  duas a oito semanas.

Principais sintomas do Molusco Contagioso

De acordo com especialistas na área médica o vírus do molusco contagioso afeta as células cutâneas , provocando o surgimento de pápulas bem pequenas que se desenvolvem em tumores claros de tamanhos variados como se  fossem verrugas. Em alguns casos, estas lesões podem provocar dores nos pacientes ou então ficarem irritativas, apesar destas manifestações clinicas não serem muito frequentes.

O prognóstico da doença é bom, visto que não se trata de uma enfermidade que ofereça grandes riscos à saúde dos indivíduos,segundo especialistas. O sistema imunológico do próprio paciente é que elimina o vírus de seu corpo. No entanto, outros tratamentos também são possíveis. É o que veremos a seguir:

Tratamento para Molusco Contagioso

Apesar do próprio sistema imunológico do individuo afetado eliminar o vírus causador do molusco contagioso em alguns meses, alguns especialistas recomendam a retirada dos tumores com procedimentos como curetagem, cauterização química, eletrocoagulação ou criocirurgia. Outra opção para a tratamento contra esta doença que afeta a pele dos indivíduos é a administração de medicamentos imunomoduladores, que provocam a  eliminação das lesões cutâneas.

Vale ressaltar que logo quando surgirem as primeiras manisfestações clínicas no corpo da pessoa  é que deve ser iniciado o tratamento para prevenir a disseminação dos tumores no corpo, pois nestes casos a remoção das pápulas é realizada mediante anestesia, e com  a internação do paciente.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top