Quem nunca ouviu falar em hiperidrose deve ignorar com certeza que se trata de um problema muito mais comum do que a grande maioria das pessoas pensa. A hiperidrose pode ser definida com uma transpiração excessiva, que as glândulas sudoríparas do corpo humano provocam além do necessário para manter a temperatura do organismo regulada de maneira adequada.
Consequências da Hiperidrose para os indivíduos
De acordo com profissionais e pesquisadores sobre este problema, as principais consequências que a hiperidrose provoca no organismo dos seres humanos são: Possibilidade de um quadro clinico de desidratação, mãos úmidas e frias e infeções cutâneas secundárias, podendo evoluir para lesões mais graves.
Porém um dos principais problemas que hiperidrose provoca nos indivíduos portadores é sem sombra de dúvida, no aspecto emocional resultando numa tentativa por parte do paciente de mudar alguns comportamentos para conseguir se adaptar a esta condição. Muitos dos pacientes sofrem algum tipo de constrangimento em seu ambiente acadêmico, profissional e ate mesmo social, provocando em algumas pessoas problemas psíquicos que devem ser tratados por especialistas na área de psicologia..
Hiperidrose e problemas emocionais
Os problemas emocionais advindos com consequência do distúrbio da hiperidrose podem ser até certo ponto bastante sérios e merecedores de uma atenção maior por parte dos profissionais da área medica e psicológica. Um exemplo clássico são as pessoas que apresentam uma transpiração em excesso nas mãos, e podem ficar constrangidas no momento em que sejam apresentadas a outros indivíduos e tenham que dar as mãos para cumprimentá-los.
Além disso o excesso de suor interfere também no movimento de preensão de objetos pelas mãos do portador de hiperidrose. Outro problema que traz grande embaraço para as pessoas portadoras deste distúrbio é o excesso de suor nas axilas que acaba transparecendo para os outros. Existem situações onde os indivíduos tem de fazer a troca de suas camisas e blusas durante várias vezes ao dia, limitando bastante suas atividades diárias.
No caso do suor excessivo nos pés, dificulta o uso do calçado aberto ou mesmo o andar descalço pois o individuo,, principalmente se já tiver uma idade mais avançada pode vir a cair, resultando em outras consequências bem mais graves. A ansiedade com que os portadores de hiperidrose lidam com este problema parece fazer parte do dia a dia destas pessoas, levando-as a perder várias oportunidades na vida, inclusive na área profissional, devido às limitações que a transpiração excessiva provoca.
Tratamento para a Hiperidrose
Segundo especialistas a hiperidrose pode afetar todo o corpo do indivíduo, ou então somente algumas áreas especificas , como por exemplo, as axilas, as mãos, os pês,e a virilha. De acordo com os profissionais, os portadores de hiperidrose podem ser submetidos a tratamento medicamentoso ou então cirúrgico. Os fármacos utilizados são o cloreto de alumínio, mais usado na região das axilas, a toxina botulínica tipo A injetável, além de outras medicações anticolinérgicas.
No caso da cirurgia o profissional pode optar pela remoção da glândula sudorípara ou um procedimento conhecido como Simpatectomia Torácica Endoscópica. Para indivíduos com problemas emocionais, ansiolíticos ou antidepressivos podem ser prescritos de acordo com a necessidade dos portadores.
Por Salete Dias