Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Mieloma múltiplo

O mieloma múltiplo é um tumor cancerígeno das células do plasma, um tipo de glóbulos brancos que se encontram presentes na medula óssea do indivíduo. A função das células plasmáticas é sintetizar proteínas chamadas de anticorpos que auxiliam no combate às infecções.

Como ocorre o mieloma múltiplo

O mieloma múltiplo ocorre quando um grupo de células plasmáticas (células de mieloma) torna-se cancerosa, em virtude da multiplicação e aumento do número de células de maneira desordenada a um nível superior ao normal.

Uma vez que estas células sintetizam proteínas (anticorpos), o nível de proteínas anormais no sangue também tende a subir. O mieloma múltiplo pode afetar os ossos, o sistema imunológico, os rins e a contagem de hemácias do sangue no organismo humano afetado.

Sintomas e problemas causados pelo mieloma múltiplo

De acordo com especialistas, os sinais clínicos do mieloma múltiplo podem variar em cada pessoa. No início da enfermidade, pode não haver qualquer tipo sintoma, mas conforme a doença evolui, é provável que o paciente apresente pelo menos um dos problemas comuns ao mieloma múltiplo, que incluem:

Alto nível de cálcio no sangue

Isso ocorre quando o cálcio dos ossos afetados aparece no sangue do enfermo. Os altos níveis de cálcio podem causar sede excessiva, náuseas, constipação, perda de apetite, entre outros.

Insuficiência renal

Os níveis elevados de alguns tipos de proteínas anormais monoclonais, que são denominadas cadeias leves causam danos aos rins do individuo afetado.

Anemia relacionada à sensação de cansaço

Esta sensação de cansaço ocorre quando as células do mieloma substituem o transporte de oxigênio das hemácias na medula óssea.

Problemas nos osso e fraturas

O tipo de problema nos ossos causado pelo mieloma múltiplo pode ser detectado pela aparência como manchas perfuradas nos exames de raios-X. A dor nos ossos é um sintoma comum nesse caso, afetando principalmente as costas, pelve, costelas e crânio.

Infecções repetidas

Como por exemplo, pneumonia, sinusite, bexiga ou rins infecções, infecções de pele, entre outras.

Perda de peso

Com sensação de fraqueza ou dormência nas pernas

Causas do mieloma múltiplo

A causa exata do mieloma múltiplo ainda não é conhecida até o presente momento pela comunidade científica. O que se sabe é que o mieloma múltiplo começa com uma célula plasmática anormal na medula óssea do individuo, que em seguida começa a se multiplicar desordenadamente.

Em virtude das células cancerígenas não amadurecerem e morrerem como as células normais, elas ficam armazenadas no organismo humano, eventualmente sobrecarregando e comprometendo a produção de células saudáveis.

Na medula óssea saudável, menos de 5% são células do plasma, em pessoas portadoras de mieloma múltiplo, existem mais de 10% que podem ser células plasmáticas.

Tratamentos e drogas

O médico deverá monitorizar regularmente a condição do paciente para detectar sinais de progressão da doença. Nesse caso, o tratamento auxiliará no alivio da dor, estabilizando a condição clinica do paciente e retardando a evolução da enfermidade.

O tratamento inclui: utilização de medicamentos, quimioterapia e radioterapia, dependendo da condição clínica de cada paciente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top