Os rins são órgãos de importância vital para os seres humanos cuja principal função é a eliminação de substancias tóxicas do organismo das pessoas. Quando por vários algum motivo eles param de funcionar ou funcionam com uma capacidade muito reduzida, em virtude de lesões progressivas e irreversíveis, o indivíduo é diagnosticado como portador de insuficiência renal crônica.
Dinâmica da Insuficiência Renal Crônica no organismo
Quando os rins não conseguem realizar sua principal função de eliminar as substâncias tóxicas do organismo dos seres humanos, em virtude de uma lesão irreversível esses órgãos vão parando de funcionar de maneira gradual. Esse avanço da doença depende de alguns fatores agravantes, como por exemplo, se o indivíduo é portador de pressão arterial alta, de nefrites, infecções urinárias, diabetes, entre outros. A insuficiência renal é silenciosa e na fase inicial não apresenta muitos sintomas, por isso grande parte dos portadores dessa enfermidade quando descobre que a possui ela já esta em um estágio mais avançado com os rins praticamente paralisados, necessitando de um tratamento especifico que veremos posteriormente.
De acordo com especialistas a insuficiência renal crônica acomete os dois rins e somente em raros caos é que somente um rim é afetado. A capacidade renal pode ter sua funcionalidade perdida em até setenta e cinco por cento, porém quando essa perda supera essa proporção as complicações na saúde do paciente decorrentes da insuficiência renal começam aparecer. São problemas graves que promovem alterações funcionais significativas que comprometem a saúde dos indivíduos e que se forem não forem tratadas a tempo pode inclusive levá-los a óbito.
De acordo com médicos nefrologistas as principais enfermidades que podem tornar os rins incapacitados para exercerem sua função de filtração e eliminação de toxinas nocivas ao organismo humano são: diabetes, quadro grave de hipertensão arterial, problemas decorrentes de infecções urinárias, aparecimento de cistos nos rins, surgimento de cálculos ou pedras nos rins, alguns casos de obstruções renais, e nefrites (resultado de um processo inflamatório dos glomérulos renais).
Principais sintomas da Insuficiência Renal Crônica
Os especialistas em nefrologia informam eu dentre as principais manifestações clinicas que indicam que o individuo é portador de insuficiência renal crônica estão: Quadro grave de anemia sem resposta ao traimento com sulfato ferroso, pressão arterial alta, palidez cutânea, aumento de peso em virtude de edema em todas as partes do corpo do paciente, sensação de cansaço, fraqueza, coceira, ausência de apetite, em alguns casos sensação de náuseas, volume da urina aumentado e sempre com a cor clara, vontade frequente de urinar principalmente no período noturno, halitose em virtude da ureia aumentada na corrente sanguínea, e nas pessoas do sexo feminino forma descritos também casos de alterações no ciclo menstrual e facilidade para abortos espontâneos.
Tratamento para Insuficiência Renal Crônica
Infelizmente até o presente momento, quando a pessoa perda sua função renal o único tratamento possível é a hemodiálise, a diálise peritoneal (que é realizada na residência da pessoa) ou então o transplante renal. Cabe aos portadores dessa enfermidade esperar que os avanços da ciência possam trazer algum tipo de tratamento que não seja tão debilitante ao organismo humano, para que eles possam ter uma qualidade de vida muito melhor do que tem atualmente.
Por Salete Dias