As enfermidades da mente sempre foram alvo de estudos por parte de especialistas na área e objeto de curiosidade das pessoas leigas, mas que desejavam saber um pouco mais sobre esse assunto tão interessante. Nomenclaturas como depressão, esquizofrenia, psicose já são conhecidas pela grande maioria dos indivíduos.
No entanto existe um estado mental cujo padrão de comportamento é caracterizado pela instabilidade nos relacionamentos afetivos, com acessos repentinos de fúrias desmotivadas e uma impulsividade sempre presente em suas ações conhecido como personalidade borderline. Para muitos especialistas é um estado fronteiriço entre a neurose e a psicose, embora esses pacientes apresentem sintomas neuróticos mais complexos, e manifestações psicóticas mais atenuadas.
Principais características do paciente Borderline
De acordo com especialistas, o paciente borderline pode apresentar somente algumas das características abaixo, ou então a grande maioria delas:
- O paciente pode ter uma crise de fúria com pequenos incidentes comuns no dia a dia das pessoas: pelas limitações apresentadas por esses indivíduos em desfrutar das situações de sua vida cotidiana de maneira satisfatória, pelo estado fronteiriço em que encontram entre a neurose e a psicose reagem de uma forma agressiva a pequenos episódios sem grande importância para os outros;
- Crises agressivas desmotivadas que tem como alvo principal pessoas de seu convívio intimo: o indivíduo com personalidade borderline normalmente apresenta uma instabilidade em suas relações interpessoais e afetivas, e frequentemente se enfurecem por episódios sem muita importância com seus familiares, o que torna a convivência com ele bem mais difícil para a grande maioria das pessoas. A tolerância do paciente borderline apresenta um limiar muito baixo às situações frustrantes;
- Manifestações de comportamento exuberante: a palavra exuberante deve ser aqui entendida como qualquer tipo de manifestação excessiva que é utilizada pelo paciente para aliviar a tensão interna que sofre, para melhorar sua autoestima, impor sua presença ou ainda para confrontar o outro. Essa maneira de se manifestar se caracteriza pela grande instabilidade emocional com oscilações que vão desde um entusiasmo desmedido até um estado de depressão, expressado por uma profunda tristeza.
Quadro clínico apresentado
Segundo especialistas na área de saúde mental os principais sintomas descritos como característicos do paciente borderline são: Sentimento constante de angústia com manifestações somáticas como taquicardia e vertigem entre outros.
Vazio afetivo: Foi descrito pelos especialistas que o paciente borderline apresenta uma dificuldade para sentir e expressar sua emoções Em determinada situações podem apresentar manifestações exuberantes ou exacerbadas como comportamento de adição a drogas ilícitas, alcoolismo ou ainda uma compulsão para o ato sexual.
Estados Depressivos: o paciente borderline tem uma depressão que se caracteriza basicamente por sensações de tristeza, solidão e vazio emocional, sendo que a principal diferença para uma quadro comum de depressão é que o indivíduo com personalidade borderline tem comportamento de fúria contra alguma situação frustrante ao contrário do paciente depressivo.
Considerações finais
Acima foram descritos os principais sintomas da personalidade borderline, no entanto, esse paciente apresenta muitos outros aspectos de personalidade, em alguns momentos. O tratamento deve ser o mesmo que para as outras enfermidades mentais: psicoterapia e administração de fármacos.
Por Salete Dias