Ancilostomose
A ancilostomose é uma enfermidade proveniente da infestação do organismo humano por vermes nematódeos. Conhecida popularmente como amarelão em virtude do aspecto dos doentes que ficam com anemia em virtude da nutrição do sangue que o parasita adulto faz ao se instalar no trato digestivo, em especial no intestino delgado dos indivíduos portadores.
Principal Forma de Transmissão da Ancilostomose
Segundo profissional da área de saúde essa doença provocada pelo parasita das espécies Ancylostoma Duodenale e Necator Americanus é transmitida aos seres humanos através da penetração das larvas na pele do indivíduo em ambientes contaminados como por exemplo, o solo infectados por fezes contaminadas por ovos do verme que logo depois ao eclodirem se transformam nas larvas.
Depois de atingir apele do individuo elas caem na corrente sanguínea e se dirigem até laringe sendo digeridas junto com os alimentos contaminados alcançando o intestino do doente , se reproduzindo e inciando todo o ciclo novamente de transmissão através das fezes com os ovos do parasita. Quando o verme se aloca no interior da superfície do duodeno, através de seu aparelho bucal que apresenta uma espécie de minúsculos dentes,ele provoca lesão e sangramento resultando no quadro clínico de anemia.
Orientação para Controle da Ancilostomose
De acordo com profissionais da área algumas medidas simples de higiene e saneamento podem ser seguidas para evitar a transmissão do parasita que provoca a ancilostomose, entre alguns estão:
O Local de moradia da população deve ter um projeto de saneamento básico e uma infraestrutura adequada para a moradia de pessoas, além de adequadas condições de limpeza para os habitantes de determinadas áreas;
As pessoas que habitam locais com alto índice de insalubridade,onde não há calçamento ou pavimentação das ruas, devem evitar o contato direto dos pés com o solo, usando sapatos, sandálias ou chinelos evitando assim a penetração do parasita através de sua pele; Programa para educação das pessoas para prevenir doenças devido a infestação de parasitas.
Principais Sintomas da Ancilostomose
As principais manifestações clinicas da ancilostomose são as várias lesões provocadas pelo parasita entre elas: Lesão na pele: Aparecimento de edemas, prurido, irritação que normalmente afeta as nádegas, genitais,pernas e pés dos indivíduos portadores.
Lesão nos pulmões :Edema e líquido na região dos alvéolos, tosse e febre.
Lesão no intestino:Pela nutrição sanguínea que o parasita faz dentro do corpo pode haver hemorragia sem virtude da lesão da mucosa do intestino. Essas hemorragias levam o individuo ao longo do tempo a um quadro clinico de anemia.
Tratamento da Ancilostomose
O Tratamento que deve ser realizado com as pessoas contaminadas com o parasita é basicamente impedir que o doente continue transmitindo a doença através dos ovos do verme. Para isso é necessário fazer uso de medicamentos anti-helmínticos e para combater a anemia utiliza-se os antianêmicos.
Por Salete Dias