Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Esquistossomose

O que é?

A esquistossomose é uma doença causada por parasitas denominados platelmintos. É uma doença que ocorre em várias regiões do planeta (trata-se de uma endemia). O ser humano é o hospedeiro definitivo da doença, que tem como intermediários os caramujos, algumas lesmas e caracois de água doce.

Como é adquirida?

Os ovos do parasita são encontrados geralmente em rios e córregos ou em outras fontes de água doce. Na água, as larvas do parasita são liberadas e precisam de caramujos do gênero Biomphalaria para se desenvolver. Depois de se alojarem em seus hospedeiros intermediários, as larvas são liberadas na água.

Ao entrar em contato com a pele humana, elas entram no corpo através da pele, causando coceira, vermelhidão e inflamação no local. Então, elas se desenvolvem, se multiplicam e colocam seus ovos nas veias do intestino e do fígado, causando a obstrução das mesmas.

A esquistossomose pode também aparecer de uma forma mais grave, que provoca alterações neurológicas, especialmente na medula (conhecida como mielopatia esquistossomótica ou esquistossomose medular) e no cérebro, causando problemas muito sérios ao indivíduo.

Sintomas

Os primeiros sinais da doença quando surgem (a doença pode ser, em alguns casos, assintomática), aparecem em torno de cinco semanas depois do contato com as larvas do parasita. Ela se divide em dois estágios:

Fase aguda: É quando aparecem os sintomas mais leves, como coceira e vermelhidão na pele, náuseas, vômitos, fraqueza e febre alta. Pode haver também um quadro de diarreia.

Fase crônica: É o estágio mais perigoso dessa parasitose. O baço e fígado aumentam de tamanho. O abdômen incha e existe a presença de sangue nas fezes e no vômito da pessoa infectada. Caso a pessoa não seja tratada a tempo, a doença pode levá-la a óbito.

Diagnóstico

Para diagnosticar a doença, o médico solicita um exame de fezes para encontrar os ovos do parasita ou até mesmo através de uma biópsia no intestino. Um exame de sangue também pode confirmar o diagnóstico de esquistossomose.

Tratamento

A esquistossomose é tratada através de antiparasitários específicos (praziquantel ou oxamniquine), que atacam e intoxicam o parasita, provocando a sua morte. Esses medicamentos geralmente são ingeridos em uma única dose. Lembrando que, nos casos em que a doença já atingiu a fase crônica, tratamentos complementares são necessários para a cura total do paciente infectado.

Prevenção

A principal medida para evitar esta parasitose é o saneamento básico de regiões carentes. É preciso também informar as pessoas sobre a doença e que seja feito o combate contra o caramujo hospedeiro do parasita.

Para evitar a doença, é importante que as pessoas evitem o contato com a água que vem das enchentes no período de chuvas, pois o risco de se contrair a esquistossomose é alto.

Por Danielle Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top