Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Distonia

Quando as pessoas apresentam movimentos involuntários ou espasmos dos músculos em seu corpo dizemos que ela sofre de distonia, que é uma enfermidade do sistema nervoso dos seres humanos, que provoca também posições anormais de alguma parte de todo  o corpo do individuo afetado, e é caracterizada por uma contração muscular lenta e repetitiva, independente da vontade do paciente. Em virtude de ser uma enfermidade que afeta várias regiões do corpo, a distonia recebe diversas denominações dependendo da sua localização:

Por exemplo, se a enfermidade afetar o pescoço, as mãos ou olhos do indivíduo, diz-se que é uma distonia focal. Se  afetar braços e mãos juntos, denomina-se distonia segmentar, se atingir somente  a metade do corpo é chamada de hemidistonia, e se afetar todo o corpo do paciente é denominada de generalizada.

Principais causas da distonia

De acordo com estudiosos e pesquisadores, a distonia pode ser classificada como primária e secundária. Na distonia primária a causa até o presente momento ainda é desconhecida, enquanto que na secundária, a causa é resultado normalmente de um acidente, problemas no  parto ou como sequela de alguma patologia. O especialistas reforçam que há varias hipóteses para conseguirem identificar a causa da doença. Alguns defendem que a origem da distonia possa ser um funcionamento anormal das estruturas que compõem a base do cérebro humano, o que resultaria nas contrações e nos movimentos musculares involuntários, mesmo quando o indivíduo não está em movimento.

Outra hipótese levantada por alguns estudiosos estaria relacionada a uma atividade excessiva de algumas áreas cerebrais como o córtex cerebral, os gânglios basais ou o tálamo. Há evidências, no entanto que no caso de distonia crônica haja a possibilidade de ter  uma origem genética. Outras causas da distonia apontada por especialistas seriam: falta de oxigênio no cérebro do indivíduo, quadro clinico conhecido como hipoxia; reação a alguns farmacos injetáveis; Exposição do organismo humano a materiais pesados; ou ainda acidentes que tenham provocado algum tipo de lesão em alguma região do cérebro do paciente.

Principais sintomas da distonia

Dentre os principais sintomas da distonia, foram descritos: espasmos na região dos olhos dificultando o fechamento das pálpebras; dificuldade em abrir ou fechar a boca, de engolir ou mastigar;  de articular palavras ou produzir sons;  contrações nos pés, dificultando a marcha do individuo; tremores, cãibras; incapacidade da escrita pela dificuldade em pegar ou agarrar objetos como canetas, lápis, copos, etc.

Tratamento da distonia

Como se trata de uma enfermidade de causa ainda não esclarecida, o tratamento é um pouco mais difícil, no entanto os especialistas utilizam medicação como a toxina botulínica para aliviar os espasmos ou então uma intervenção cirúrgica. Vale ressaltar que a escolha por operar o paciente só é feita quando ele  não consegue nenhuma melhora com o tratamento medicamentoso e a cirurgia se baseia na extração dos nervos lesionados ou comprometidos.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top