Considerada uma das doenças que mais afetam as pessoas principalmente quando as temperaturas estão mais baixas, a sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face que deve ser tratada de maneira adequada para aliviar os sintomas. Mas como é possível tratá-la? Vejamos agora sua definição e como tratar a sinusite.
Definição de sinusite
Os seios da face humana são formados pelas maçãs do rosto, olhos e cavidades ósseas. A sinusite ocorre quando há uma inflamação dessa região do crânio, devido algum tipo problema, como por exemplo, uma alteração na anatomia dessas estruturas que venham a impedir a drenagem da secreção mucosa, ou então quando o indivíduo sofre algum processo alérgico, ou infecção nessa região, favorecendo o aparecimento de micro organismos patogênicos que resultam no aparecimento da sinusite.
Tipos de sinusite e seus principais sintomas
De acordo com especialistas na área médica, a sinusite pode aparecer no indivíduo na forma aguda ou crônica. No caso das sinusites agudas, o principal sintoma é uma dor de cabeça muito forte com sensação de peso, ou pontada, devido ao comprometimento maior do seio da face ocorrer nos seios maxilar, etmoidal, frontal, e esfenoidal.
Outros sinais clínicos descritos pelos pacientes acometidos desse tipo de sinusite foram: coriza, tosse, sensação de cansaço, febre, falta de apetite, dor muscular e dificuldade de respiração em virtude de uma obstrução no nariz acompanhada de uma secreção escura, como se fosse sangue, ou então de cor esverdeada.
Na sinusite crônica, embora a maioria dos sinais clínicos sejam os mesmos da aguda, eles variam muito na intensidade com que a pessoas os sentem. Um exemplo disso é que o estado febril e a dor nos seios da face que são característicos da sinusite aguda podem não aparecer nessa fase.
Na sinusite aguda o que fica mais evidente é a tosse que costuma se manifestar mais intensamente quando o indivíduo deita para dormir, pois essa posição facilita o escoamento da secreção das fossas nasais, causando irritação no trato respiratório fazendo com quem a pessoa comece a tossir.
No período da manhã a tosse ainda é frequente nas pessoas, porém ao longo do dia, esses casos costumam diminuir e podem chegar a ficar totalmente ausentes durante esse período, só voltando a ocorrer à noite.
Maneiras de tratar a sinusite
Os profissionais da área de saúde costumam orientar que o mais importante para tratar os sintomas da sinusite é fazer com que a secreção formada seja diluída para que ela possa ser eliminada do organismo do indivíduo.
Quando a pessoa for portadora de alguns dos problemas que podem deflagrar a sinusite, como por exemplo, alergias, processos inflamatórios, gripes ou resfriados, ela deve adotar o comportamento de se hidratar com frequência bebendo cerca de dois litros de água durante o dia. Para desobstruir as fossas nasais é necessário pingar em cada narina uma solução salina, de acordo com prescrição médica.
Outro procedimento que auxilia a tratar a sinusite é fazer inalações com soro fisiológico, pois o vapor quente auxilia a expelir as secreções. Vale ressaltar que o acompanhamento médico é fundamental no tratamento da sinusite.
Por Salete Dias