Graças aos avanços que ocorrem atualmente nos procedimentos médicos, o tratamento da obesidade através de cirurgia tornou-se mais seguro, mais eficaz e muito confiável. Além do mais, as complicações que podem se desenvolver como um resultado da cirurgia de obesidade têm se tornado menos e não tão grave como foi o caso de algumas décadas atrás. A cirurgia laparoscópica da obesidade é uma das mais populares formas de cirurgia da obesidade, entretanto como qualquer outra cirurgia oferece alguns riscos para o paciente.
Objetivos da cirurgia
Contudo, assim como com outras formas de cirurgias de perda de peso, a cirurgia laparoscópica da obesidade tem como objetivo fazer com que o indivíduo consiga perder peso, auxiliando na tentativa de remover os indesejáveis quilos extras de gordura do corpo. Isto é feito através da criação de pequenas bolsas que estão localizadas próximas às regiões superiores do estômago e estas bolsas são, portanto, conhecido como malotes do estômago.
Este tipo de cirurgia contribui para limitar a quantidade de alimentos que uma pessoa é capaz de comer e esta naturalmente leva a pouco ou nenhum ganho de peso. Outra grande vantagem de usar a cirurgia laparoscópica da obesidade é que ela não afeta o sistema imunológico do paciente, situação que pode ocorrer em outros tipos de cirurgia.
Esta operação para reduzir o peso também fornece vários outros benefícios e os mais notáveis desses benefícios é que este tipo de cirurgia não exige corte acima do estômago e também não requer grampeamento do estômago. Tudo que requer é fazer pequenos tamanhos de incisões no abdômen do paciente, que é conseguido através do uso de dispositivos de banda gástrica.
Após a cirurgia ter sido realizada, o paciente pode até mesmo retomar as atividades diárias normais em poucos dias. De fato, de acordo com os resultados da investigação, a cirurgia laparoscópica é uma forma muito segura e as complicações da cirurgia são poucas.
A desvantagem em relação à cirurgia da obesidade por videolaparoscopia é que, embora haja muito mais vantagens para este tipo de cirurgia, em comparação com as desvantagens, ainda é necessário aprender sobre as possíveis complicações para que o indivíduo fique ciente em relação as complicações e possa escolher se deseja fazer a cirurgia laparoscópica ou tentar outra solução para perder peso.
Outra consideração importante no que diz respeito à escolha desse tipo de cirurgia são os custos da cirurgia de obesidade. Felizmente, e de acordo com dados emitidos pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, estes custos estão em declínio e, assim, mais e mais pessoas agora podem pensar em ter a cirurgia da obesidade realizada a fim de recuperar seu peso normal.