Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Gripe Aviária

Quem acha que a gripe aviária está relacionada de alguma maneira com as aves devido ao nome,está certo,pois esta doença afeta principalmente os pássaros e aves. No entanto, ela pode ser transmitida aos seres humanos através do ar, água, secreções das aves ou roupas contaminadas. Vejamos agora qual é o prognóstico da gripe aviária quando afeta o organismo dos indivíduos.

O que causa a Gripe Aviária

A gripe aviária foi  descoberta no século XIX na Itália, mas somente  a partir da década de cinquenta é que os cientistas identificaram o vírus influenza aviário H5N1 como o causador da enfermidade De acordo com os especialistas na área de infectologia, este vírus costuma ter as aves aquáticas como seus hospedeiros naturais,porém elas não apresentam qualquer sintoma da doença.

Na China e em Hong Kong e demais países asiáticos a gripe aviária dizimou um grande número de aves,sendo que nos seres humanos houve a morte de mais de trinta por cento das pessoas que foram contaminadas, em virtude de complicações nas vias respiratórias dos indivíduos afetados pelo vírus.

Principais formas de contaminação da Gripe Aviária

  • Os especialistas na área de infectologia humana informam que as principais maneiras de transmissão da gripe aviária nos seres humanos são: Se a pessoa tiver um contato direto com as secreções das aves infectadas pelo vírus influenza aviário H5N1
  • A transmissão pode ocorrer também através do ar contaminado quando inspirado pelos seres humanos.
  • Outra forma de contágio é através da ingestão de água ou o consumo de alimentos contaminados. Outra maneira de transmissão menos frequente é pelo contato com roupas contaminadas pelo vírus.

Principais sintomas da Gripe Aviária

Os especialistas descrevem como principais manifestações clinicas as seguintes ocorrências no organismo humano: Dores nos músculos, febre alta, garganta ressecada e problemas ou complicações no trato respiratório. Vale ressaltar que um profissional da área médica deve ser sempre consultado em casos de alguns destes sinais, pois somente ele poderá fazer um diagnóstico correto, visto que os sintomas da gripe aviária são muito semelhantes aos de uma gripe comum.

Tratamento para a Gripe Aviária

Nos seres humanos, os profissionais da área médica costumam tratar seus pacientes  com medicamentos antivirais, que são os utilizados para o tratamento da influenza, e que apresentam substâncias que atuam  como inibidores da proteína M2 que esta presente no vírus e é responsável pela manutenção de seu ciclo vital. Porém os especialistas apostam na prevenção como a melhor forma de tratamento, e no caso do alastramento da infecção em criações de aves que causem risco à saúde dos seres humanos, a opção encontrada foi o abate de frangos e galinhas que apresentavam a infecção.

No momento há duas vacinas para os indivíduos: uma extraída das proteínas atuantes na infecção que são usadas na estimulação do sistema imunológico do organismo humano, e a outra é realizada através do uso da vacina por inalação com o objetivo de enfraquecer o vírus.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top