Sempre que qualquer indivíduo tiver um diagnóstico de algum tipo de infecção alimentar, deve suspeitar que pode se tratar da presença em seu organismo da bactéria Salmonela Entérica que é causadora da salmonelose.
Principais sintomas da Salmonelose
Segundo especialistas na área de saúde as principais manifestações clinicas da salmonelose, são: diarreia. náuseas, cólicas abdominais intensas, desidratação e febre, fortes dores de cabeça, e estes sintomas normalmente duram um período de dois dias até quase uma semana.
Para que seja realizado um diagnóstico preciso, já que estes sintomas podem ser comuns a outros problemas de saúde, o profissional que está tratando o doente deve solicitar um exame de fezes que é especifico para detectar a presença ou não desta bactéria no organismo afetado.
Transmissão da Salmonelose
Os pesquisadores da área informam que a bactéria salmonela entérica que causa a salmonelose nos seres humanos é capaz de produzir uma enterotoxina, além de invadir o trato intestinal, mais especificamente sua mucosa, através do processo de endocitose celular. Apesar de ser uma bactéria resistente à fagocitose não tem o poder invasivo, como a espécie Salmonela Typhi ,por exemplo.
A transmissão da salmonela nos indivíduos é feita pelo consumo de alimentos que foram contaminados pelas fezes de animais como galinhas e bois, além de leite e ovos, por isso a carne de aves que não foram muito bem cozidas é a forma de contágio mais frequente entre as pessoas. Em crianças ou bebês a transmissão pode se dar também através da contaminação direta de fezes de uma para outra.
Tratamento da Salmonelose
Os profissionais da área médica são unânimes em afirmar que a utilização de antibióticos em pessoas com intoxicação alimentar provocada pela salmonela não é aconselhável na maioria dos casos, já que muitas vezes se não forem prescritos de maneira adequada, podem vir a prolongar o quadro clínico.
Em geral os especialistas optam por não realizar nenhum tipo de tratamento especifico para a salmonelose, já que a intoxicação acaba de maneira espontânea. No entanto, em alguns casos onde há um quadro de desidratação grave pode haver a necessidade de internar o paciente para hidratá-lo através da administração de soro por via intravenosa, ou então quando houver uma infecção que atinja os órgãos periféricos, uma prescrição de antibióticos pode ser feita pelo médico que está acompanhando o paciente.
A melhor forma de tratamento é com certeza a prevenção da salmonelose que pode ser conseguida com alguns hábitos como por exemplo: alimentos de origem animal só devem ser consumidos se estiverem de preferência bem cozidos, já os vegetais e as frutas antes de serem ingeridos devem ser muito bem lavadas com água corrente, e as pessoas que vão manusear a comida devem manter suas mãos sempre higienizadas, principalmente após usarem o banheiro.
Por Salete Dias