Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Psicologia Infantil

Psicologia Infantil

Muitas pessoas quando veem uma criança, que pode ser seu filho ou não, nunca imaginam que ela talvez possa sofrer de algum problema emocional. A imagem dos pequenos ao longo do tempo, foi construída no ideário de todos como um ser sempre alegre e isento de qualquer tipo de complicação.

Mas será que esta suposição realmente procede? Será que a criança nunca apresenta problema emocional? A resposta é não, ou seja, é claro que também ela pode apresentar transtornos emocionais. Para tratar os conflitos e  distúrbios é que surgiu uma ciência que lida somente com as questões infantis: a Psicologia Infantil.

Tipo de Profissional Qualificado para Psicologia Infantil

O especialista que vai trabalhar com a psicologa infantil é com certeza o psicólogo infantil. ou seja, aquele profissional que através de seus estudos complementares dentro da ciência da psicologia, optou por se especializar nos conflitos mentais que podem afetar as crianças.

Uma das principais duvidas dos pais é qual o momento exato para que seu filho seja levado  a um psicólogo infantil, ou seja, que tipos de sintomas ele deve estar apresentando que possam ser classificados como distúrbios emocionais, ou somente, tristeza por não conseguir algo que deseja ou então demonstração de agressividade pelo mesmo motivo.

Para saber se é o momento adequado para consultar um psicologo infantil basta observar a criança na idade escolar e, se algum professor comentar sobre uma possível alteração de atitude, como por exemplo; comportamento agressivo desmotivado, baixa concentração dificultando o rendimento escolar, quadro de hiperatividade,episódios de isolamento do resto da turma, alto grau de ansiedade,entre outros, é o momento de levá-la ao especialista.

Atuação do Psicólogo Infantil

A principal função da psicologia infantil é entender quais os processos mentais que levam uma criança a desenvolver certo tipo de conflito mental. Quando por algum motivo um problema psicológico é identificado, a primeira atitude que os pais devem tonar é levar a criança para um profissional especializado, neste caso o psicólogo infantil para que se inicie o processo de psicoterapia.

Na psicologia infantil, o especialista trata a criança através de uma técnica chamada ludoterapia, que consiste em através de recursos lúdicos fazer com que o jovem participe de alguma brincadeira, onde o profissional possa avaliar claramente se há indicio de depressão ou angustias,estresse, ou algum distúrbio mental mais grave.
Antes de iniciar o tratamento com a criança, o psicólogo infantil realiza reuniões com os pais dela para que possa obter alguns dados da história da criança dentro deste contexto familiar.

Sintomas Tratados pelo Psicologo Infantil

Para esclarecer aos pais sobre qual o momento que o filho deve ser levado a um psicologo infantil alguns comportamentos devem ser observados como: Distúrbios alimentares, dificuldade no processo de aprendizagem, enurese noturna, hiperatividade, atraso no desenvolvimento cognitivo ou motor,entre outros.

Vale ressaltar que a psicologia infantil trouxe muitos beneficios para o profissional que estuda esta ciência pudesse com suas técnicas, auxiliar às crianças a resolverem seus conflitos e se tornarem  adultos com maior qualidade de vida.

Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top