Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Tratamento da ansiedade

No mundo atual, onde a violência assola as famílias e os problemas de ordem material, emocional e de relacionamento são a tônica das relações humanas, é muito difícil  encontrar alguém que não seja ansiosa por um motivo ou por outro. No entanto, existe um limite claro, entre as pessoas ansiosas e aquelas que sofrem de transtornos ansiógenos e que devem se submeter a um tratamento para melhorar sua condição mental e manter uma boa qualidade de vida.

Segundo os especialistas na área de saúde mental, o tratamento que será ministrado nos pacientes que sofrem do transtorno de ansiedade, vai depender muito do que motivou ou desencadeou as crises de ansiedade. Mas antes de sabermos um pouco mais sobre a terapêutica nestes caso, vamos relembrar quais os principais sintomas que caracterizam um quadro clínico de ansiedade.

Principais sintomas do transtorno de ansiedade

Os profissionais especializados ressaltam como principais sintomas que caracterizam o transtorno de ansiedade, entre outros: sentimentos de preocupação e medo, que surgem geralmente em conjunto com manifestações clínicas  como, por exemplo, dor no peito que pode vir acompanhada ou não de dificuldade de respirar e sensação de palpitações constantes. Descrita pela comunidade científica como sendo uma desordem cerebral que pode ou não estar combinada com outras complicações psíquicas. A ansiedade, afeta a vida emocional, social, profissional e familiar das pessoas que são por ela acometidas.

Principais tratamentos utilizados para a ansiedade

Como já foi mencionado anteriormente, o tipo de tratamento ministrado nos casos de ansiedade vai depender exclusivamente de como a crise ansiógena foi originada. Normalmente, o tratamento é realizado combinando-se medicações antidepressivas ou tranquilizantes, com a psicoterapia que pode ser realizada tanto por um profissional da área de psicologia, quanto de psiquiatria. Os fármacos mais utilizados são a base de  benzodiazepinas, neurolépticos ou os beta-bloqueadores.

Vale ressaltar que as as primeiras causam dependência física e  portanto sua administração só pode ser feita por um profissional especializado na área médica, ou um especialista em psiquiatria, que faça a devida monitoração do tempo necessário para que o organismo do paciente se adeque à medicação. No caso das psicoterapias, a comportamental e a terapia cognitiva foram descritas pelos profissionais da área psicologia como as que surtem melhor efeito nos casos de ansiedade.

O processo terapêutico é de extrema importância para que o individuo possa conseguir superar, através das técnicas utilizadas, seus medos e preocupações. O paciente deve de preferência, optar por um profissional recomendado por outra pessoa que já tenha feito o tratamento com ele de forma satisfatória.

Considerações finais

A ansiedade é um transtorno que causa muita aflição aos seus portadores, afetando suas vidas nas área emocional, profissional e social, e por isso deve ser  tratada de maneira adequada. O melhor tratamento descrito por profissionais especialistas na área é aquele que combina fármacos como benzodiazepina, que devem  ser monitorados, pois estudos clínicos demonstraram que  causam dependência. A outra forma de tratamento é a psicoterapia, sendo que a mais utilizada segundo alguns psicoterapeutas, é a de base cognitiva comportamental.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top