Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Dores nas costas?

Não adianta fugir: quanto mais o tempo passa, quanto menos jovens nos tornamos, mais o seu corpo irá mudando. Mulheres desesperam-se com rugas, homens podem até esconder os cabelos brancos, mas o que realmente pode marcá-lo são as dores nas costas, resultantes de noites mal dormidas ou de péssimas posturas adotadas, seja na hora de dormir, seja no trabalho. Para ajudá-lo um pouco mais quanto a este assunto, falemos então a respeito de algumas das causas mais comuns.

A primeira delas são, com certeza, as noites mal dormidas ou o hábito de dormir em posições errôneas. Certas posturas adotadas na hora do sono podem deixar sua coluna vertebral em uma posição que forçará mais a mesma. Como consequência, ao acordar você pode sentir-se um pouco “travado”, isto é, sem conseguir mover-se direito por causa de dores nas articulações das costas ou dos ombros. A melhor forma de resolver tal problema é verificando e corrigindo os seguintes pontos:

  • O colchão – às vezes nosso colchão já está bastante velho ou sua densidade não está adequada para o nosso corpo, o que acaba por prejudicar a nossa postura. Se o colchão não está adequado, não há outra alternativa, terá que trocá-lo;
  • O tempo de sono – um outro grande problema é que muitas vezes dormimos menos do que deveríamos. A duração ideal do sono varia de acordo com cada pessoa, mas é interessante que durma ao menos sete horas diárias;
  • A posição em que dorme – procure dormir em uma posição que mantenha sempre a sua coluna corretamente alinhada.

Uma segunda causa das dores nas costas pode ocorrer no local de trabalho, geralmente relacionado a como trabalhamos. No caso de quem carrega equipamentos pesados, talvez a postura durante tal ação esteja a prejudicar seu corpo. No caso de quem trabalha muito tempo em escritório sentado, é bom estar atento para as condições de sua cadeira e de sua mesa, bem como a postura que adota enquanto está trabalhando, pois esta pode ser a principal vilã. A fim de evitar passar muito tempo em uma postura incômoda, é bom tomar pausas regulares durante o trabalho (cinco minutos de pausa a cada hora, por exemplo) e aproveitar esse tempo para caminhar um pouco pelo ambiente de trabalho.

E uma terceira grande causa das dores nas costas é a falta de exercícios físicos. Pessoas que praticam atividades físicas geralmente sentem menos dores porque o próprio exercício físico ajuda a “lubrificar” as articulações, reduzindo assim o impacto sentido sobre as mesmas quando precisam movimentar-se. Então, se você possui uma vida muito sedentária e está a sentir dores nas articulações ou dores musculares, talvez uma mudança em sua rotina, incluindo a prática de algum esporte ou indo a alguma academia, possa ajudá-lo a resolver seu problema.

Não importa qual é a causa de suas dores, você precisa realmente resolver isso o quanto antes. Ignorar as dores nas costas pode não ser uma boa ideia e se mesmo seguindo essas dicas as dores persistirem, o melhor a ser feito é visitar um ortopedista especialista em coluna vertebral, pois ele poderá orientar-lhe melhor quanto a como proceder.

Dores nas costas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top