Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos Exercício físico e depressão

Exercício físico e depressão

A maioria das pessoas já sabem que a prática do exercício físico só traz beneficios tanto para a saúde orgânica quanto para a mental. Quando os indivíduos fazem algum tipo de atividade física logo sentem uma sensação de prazer e bem-estar em virtude de substâncias bioquímicas que são liberadas pelo corpo humano durante a execução dos exercícios. Porém o que muitos talvez não saibam é que os exercícios físicos podem  ser  importantes aliados no combate a depressão. Veremos a seguir como isso pode ocorrer.

Conhecendo um pouco mais sobre a depressão

Geralmente quando uma pessoa faz uma consulta a um profissional da área médica ou mesmo da área de saúde mental sempre são aconselhadas a praticarem exercícios físicos dependendo da doença que apresentem para prevenir ou melhorar seu estado geral de saúde. A depressão é uma enfermidade que pode ser caracterizada por afetar o humor dos indivíduos o transformando em melancólico ou triste causando uma série de mudanças de comportamento afetando a vida profissional, emocional, familiar e afetiva dos portadores.

Segundo especialistas os exercícios físicos se praticados com regularidade podem trazer vários benefícios às pessoas que sofrem de depressão acrescentando uma maior expectativa ao tratamento de melhora realizado com o paciente. A terapêutica realizada para tratar pessoas com sintomas de depressão normalmente é realizada por uma equipe multidisciplinar que pode incluir profissionais da área médica, no caso o psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física para estimular a prática de exercícios físicos, e em alguns casos onde há sintomas de compulsão alimentar um especialista em nutrição também deve fazer parte dessa equipe.

A depressão de uma maneira geral foi classificada por pesquisadores como originada por fatores genéticos,biológicos ou emocionais sendo que em todos esses casos  foi comprovado a eficácia da prática da atividade física ou do esporte no combate aos estados depressivos.

 Fatores desencadeantes da depressão

Muitas são as hipóteses para determinar que fatores poderiam realmente originar a depressão. No entanto alguns especialistas na área de  saúde mental já classificaram alguns fatores capazes de desenvolver sintomas depressivos. No caso de situações onde o indivíduo se depara com o falecimento de um ente querido, ou se separa de seu cónjuge, ou enfrenta uma grande crise  financeira com perda de status social, ou ainda em casos de enfermidades muito graves são considerados elementos que podem desencadear a depressão por fatores psicológicos.

Quanto aos fatores biológicos os profissionais citam a queda dos níveis hormonais nos homens com o passar dos anos e no caso das mulheres ocorrendo no período da menopausa, Além disso o consumo de drogas ilícitas e também a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso podem desenvolver um quadro clínico de depressão.

Entre os chamados fatores de origem genética poderiam ser representados pelas situações frustrantes que acontecem  ao longo da vida de todas as pessoas e que os indivíduos com predisposição genética para a depressão não teriam condições emocionais de suportar o acontecimento desenvolvendo desse modo a doença.

Benefícios do exercício físico no tratamento da depressão

Para os profissionais especializados na área quando a depressão surge em decorrência do vício do álcool ou de drogas ilícitas como crack ou maconha, os exercícios físicos são fundamentais nesse tratamento de combate à doença pela sua capacidade de  melhorar o relacionamento interpessoal do individuo depressivo, fazer a eliminação das toxinas presentes em seu organismo, melhorar suas condições cardiovasculares, musculares e ósseas e principalmente a atividade física consegue promover a autoestima.

Alguns estudos científicos foram realizados sobre esses benefícios e os pesquisadores chegaram a conclusão de que  os pacientes que receberam tratamento com medicamentos antidepressivos combinados com a prática regular de exercícios físicos tiveram uma melhora relevante em seu estado clinico geral. Quando os indivíduos praticam esportes ou atividades físicas há a liberação de uma substância bioquímica conhecida como endorfina que é responsável pela sensação de bem-estar nos seres humanos.

Na situação da baixa de hormônios quando as pessoas começam  a envelhecer o exercício físico pode estimular a melhora do humor pela estimulação dos neurotransmissores do sistema nervoso que  são responsáveis por essa área do cérebro. Além disso com o passar dos anos e a perda da força e do tônus muscular a pessoa que pratica musculação que é uma modalidade de exercício físico pode reverter essa situação além de conseguir com essa atividade estimular também a produção do hormônio do crescimento e do hormônio masculino testosterona.

Vale ressaltar que a depressão é uma doença que exige tratamento médico e que a prática de exercícios físicos somente não será eficiente. No entanto quando eles são praticados em conjunto com o tratamento adequado para a doença podem trazer benefícios e melhorar de maneira significativa a qualidade de vida do paciente.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top