Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Monitor cardíaco

O que é um monitor cardíaco?

Um monitor cardíaco é um pequeno equipamento eletrônico que pode ser usado para acompanhar e observar o funcionamento do coração de forma contínua, permitindo às pessoas mensurarem de alguma forma sua frequência cardíaca durante o repouso ou realização de alguma atividade, como por exemplo uma caminhada ou corrida. Versões mais complexas permitem aos médicos verem quaisquer sinais de deterioração ou melhoria e assim tomar as medidas certas imediatamente.

Tipos de monitores cardíacos

Hoje, monitores cardíacos são produzidos por muitas empresas e projetados para diversos tipos de pessoas. Alguns monitores cardíacos, por exemplo, são projetados especificamente para programas de perda de peso enquanto que outros são desenvolvidos para o uso por atletas ou em programas de fitness. Alguns são pequenos e sem fio, ficando “amarrados” ao pulso, similares a relógios, enquanto que outros podem ser maiores ou virem acoplados a outros equipamentos, como em bicicletas ergométricas mais sofisticadas. E quanto ao seu funcionamento, também dependerá da finalidade do monitor. Monitores cardíacos fetais, por exemplo, não emitem ondas eletromagnéticas (comuns em outros monitores cardíacos), uma vez que isso pode afetar a saúde do bebê.

Escolhendo o monitor cardíaco certo para você

Monitores com cinta torácica – monitores cardíacos com cinta torácica geralmente são os monitores mais precisos, principalmente se não são usados corretamente. A cinta é amarrada em torno do tórax e contém um dispositivo capaz de detectar a atividade elétrica do coração e transmiti-la à unidade de processamento do dispositivo – assim como um ECG. Os resultados são mostrados em um monitor, que na maioria das vezes pode ser usado em seu pulso como um relógio. Entretanto, há opções de dispositivos que permitem o envio das informações em formato auditivo por meio de fones de ouvido.

Quem utilizar-se de tal tipo de monitor deve lembrar-se de prender bem a cinta e não a deixar folgada, pois isso pode tornar bastante imprecisa a leitura da frequência cardíaca.

Há outras opções de monitores cardíacos, como aqueles que o fazem a partir do pulso (também similares a relógios) ou a partir de prendedores na ponta dos dedos, entretanto estes outros modelos podem não ser tão precisos quanto aqueles que se utilizam da cinta torácica.

Se você pretende comprar um monitor cardíaco, você precisa perguntar-se sobre quão preciso deve ser o aparelho bem como a forma e finalidade com que você espera utilizá-lo. E por fim, lembre-se de que o uso de um monitor cardíaco não o libera da responsabilidade de realizar suas consultas em um médico regularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top