Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde,Terceira Idade Idosos e cuidados com a alimentação

Idosos e cuidados com a alimentação

Se há uma coisa certa, é que todos nós envelheceremos – e o melhor que podemos fazer é cuidar de nossa alimentação e da nossa saúde tal que possamos viver bons tempos sempre. Na terceira idade, preocupações com a alimentação devem ser redobradas, uma vez que esta é a principal fonte de energia bem como de distúrbios, quando não é realizada adequadamente – sendo assim, idosos e cuidados com a alimentação devem andar sempre juntos.

Idosos e cuidados com a alimentação

Há inúmeros pratos culinários, frutas e verduras disponíveis, com diversos sabores e benefícios ou cuidados quanto à nossa alimentação. Com uma nutrição balanceada e saudável, podemos reduzir as chances de doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial bem como outras doenças crônicas, como a diabetes.

Conforme o tempo passa é bem provável que você sinta menos fome, afinal de contas, suas necessidades nutricionais agora são bem menores. E é justamente por tais necessidades nutricionais reduzidas que encontramos um grande perigo ou armadilha, que pode ser o hábito de não ter um café da manhã ou um jantar, por não sentir fome. Mas se você ignora ou não se alimenta direito em uma refeição, isso terá um grande impacto sobre a sua disposição para realizar a rotina diária, além de poder agravar problemas de saúde já existentes ou potenciais.

Muitos não sabem quantas refeições realizar ao longo do dia, mas isso não precisa ser muito difícil: é só lembrar que cada uma três principais não devem ser esquecidas e que você deve consumir ao menos um lanche entre elas, tal que você possa melhor repor suas energias. Cada refeição deve conter uma pequena parte das necessidades nutricionais diárias e, se você não sabe exatamente quanto deveria ser, uma consulta a um nutricionista pode ajudá-lo a melhor determinar quais são as suas necessidades.

Se há um nutriente que você não deve desprezar é o cálcio, pois a deficiência do mesmo leva à desmineralização óssea e, consequentemente, muitos problemas ortomusculares. Terceira idade não precisa ser sinônima de problemas ósseos e você pode corrigir isso se consumir nutrientes em quantidades suficientes, sendo assim, busque se necessário suplementos de cálcio capazes de suprir as quantidades mínimas diárias.

Falando em nutrientes, é importante lembrar que as vitaminas são muito importantes para o nosso corpo, todas elas, geralmente presentes em frutas, como a vitamina B12. O consumo dessa vitamina, por exemplo, está associado à boa memorização e concentração, bem como às atividades ligadas ao metabolismo celular. Suplementos alimentares contendo vitamina B12 são sempre bem-vindos, mas você deveria buscar primeiro enriquecer sua alimentação por meio de alimentos que contenham naturalmente concentrações suficientes dessa vitamina.

Você não precisa sofrer de diversos problemas de saúde apenas porque ficou mais idoso, sempre há formas de contornar isso, desde que empregue três elementos essenciais: boa alimentação, atividades físicas e muito bom humor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top