Sua alimentação antes do treino deve ser estipulada de acordo com o tipo e a duração de seu exercício. Um frequentador de academia nunca vai poder seguir a mesma dieta de um atleta, por exemplo – a dieta deve ser adequada a cada tipo de atividade física. Para quem faz academia, o ideal é fazer uma alimentação de fácil digestão, 1h antes de malhar.
Para o atleta, a dieta deve ser reforçada, para que haja um aumento das reservas de glicogênio no fígado. Uma dieta onde a pessoa se alimenta poucos minutos antes do exercício não é capaz de criar reservas de energia no organismo. O glicogênio armazenado pode fornecer energia por até 1h, mas quando a alimentação é bem pensada, esse tempo pode ir a até 2h. Apesar disso, é muito importante que você se hidrate antes, durante e depois do treino.
Claro que você não deve exagerar, para não acabar tendo hiponatremia, que é a carência de sódio no corpo. Um atleta deve se alimentar bem e de forma equilibrada, a fim de ter energia para executar suas atividades e manter sua saúde em dia.
As proteínas devem ser ingeridas com atenção, porque podem causar desconfortos no intestino, prejudicando o treino. É melhor que elas sejam consumidas após os exercícios, para fazerem a reparação de músculos e tecidos. Enquanto os carboidratos devem ser usados em todas as fases do treino, já que são a principal fonte de energia para o corpo executar suas funções.
Para quem se exercita por períodos mais longos, é importante investir em grãos, vitaminas e frutas. Se você faz treinos de curta duração, pode comer torradas, frutas e barrinhas de carboidratos. Depois do treino, você deve repor as energias perdidas e se hidratar. Trinta minutos após os exercícios, é importante que você faça a ingestão de vitaminas, carboidratos e proteínas.
E então, já sabe o que comer antes do treino?