Quando se pensa em uma pessoa anoréxica, logo se imagina mulheres jovens com uma aparência muito magra e doente; que, mesmo estando debilitadas, insistem em não se alimentar para evitar o ganho de peso, devido a seu problema psicológico, que lhes causa uma distorção corporal.
Por causa da pouca alimentação, muitas delas podem acabar morrendo, caso não se tratem a tempo. O problema é que esse transtorno alimentar vem se apresentando também em crianças muito novas, mas com sintomas distintos dos adultos. A anorexia infantil é um transtorno emocional, que se não for entendida e tratada, pode deixar diversas sequelas psicológicas quando essa criança se tornar adulta.
O que causa a anorexia em crianças?
A anorexia infantil é distinta daquela apresentada nos adultos, onde o culto ao corpo excessivamente magro causa o estopim para o distúrbio. A anorexia infantil pode aparecer de duas formas.
A mais comum se manifesta ainda nos bebês e a variante mais grave, só que mais incomum, é quando a criança recusa veementemente os alimentos e nunca come; além disso, as crianças acometidas pela anorexia podem apresentar insônia, se isolam das outras pessoas e muitas vezes tem comportamentos bizarros. Por isso, procurar um médico é muito importante para tratar a criança corretamente.
Na anorexia que se inicia ainda nos primeiros meses, o acompanhamento dos pais é muito importante para a cura da criança. Muitos deles insistem demais para que a criança coma, às vezes se tornando agressivos e esse não é o melhor caminho.
Qual é a causa da anorexia em crianças?
Os médicos dizem que o apetite infantil é diferente dos adultos e, por isso, ele pode ser afetado por vários motivos; principalmente quando elas estão com viroses, elas perdem temporariamente o apetite ou quando estão crescendo os primeiros dentinhos da criança.
Se os pais não aceitam o fato de a criança não comer e as forçam assim mesmo, para que ela não adoeça; Isso, ao invés de resolver o problema, pode desencadear a anorexia infantil.
Com esse tipo de comportamento, a criança retoma normalmente o apetite quando os sintomas acabam; o problema é que ela associa a comida como algo forçado, gerando uma outra falta de apetite e novamente passa a comer forçada, criando assim um círculo vicioso.
Os médicos especializados dizem que isso desperta o comportamento anoréxico nas crianças; o que cria um quadro clínico onde os pais tentam obrigar a criança a comer, enquanto ela passa a negar cada vez mais o alimento; e o fato de comer obrigada faz com que essa seja uma experiência ruim e frequente para a criança. Essa forma de origem da anorexia nas crianças é muito mais frequente do que as pessoas imaginam.
Comportamentos da criança anoréxica
Os médicos dizem que quando a criança tem a anorexia; ela apressenta uma personalidade frágil, que a acompanha ao longo de toda sua vida, fazendo com que ela veja uma ordem numa simples opinião sem muita importância; um convite ao teatro, por exemplo, pode ser interpretado pelo paciente com anorexia como uma ordem que é imediatamente recusada.
A criança mostra um desenvolvimento psico-motor mais acelerado quando comparado com as outras crianças da mesma idade. Outro comportamento comum é que não há o medo de alguma coisa estranha, muito comum em bebês. O tratamento da anorexia nas crianças deve ser realizado por um terapeuta infantil juntamente com o pediatra da criança.
Não se esquecendo de que os pais também devem passar por um tratamento psicológico, para lidarem com o problema de forma correta e ajudar mais a criança.