Olá, leitores do Nutrição Infantil! A alimentação na idade pré-escolar é a primeira parte da convivência com alimentação fora de casa, onde a criança já chegou a maturidade plena do seu sistema digestivo, com isso a absorção dos nutrientes é feita de forma melhorada em comparação aos anos anteriores. E seu crescimento está em um ritmo uniforme e controlado, onde o sexo da criança ainda não é um fator que interfere no seu desenvolvimento e em sua alimentação.
Onde a sua alimentação pode adaptar-se a das pessoas adultas, como, os seus pais. E nessa fase também que as crianças sentem outros sabores, e com isso define as suas preferências entre os alimentos. É importante ressaltar que as crianças estão em fase de desenvolvimento físico e mental e para isso é preciso que ela alimente-se de alimentos que contenham vitaminas, minerais e proteínas.
Dando relevância ao ferro e ao cálcio, pois essas duas propriedades são fundamentais para um crescimento saudável e livre de problemas de saúde. Influenciar as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis são essenciais para que a mesma leve-os para toda a sua vida.
E dizer somente que a alimentação das crianças deve adequar-se a dos adultos não é suficiente, pois é bem lembrar que elas não devem ingerir tudo o que um adulto come, não é verdade? Por exemplo, dar preferência aos sucos frescos e as frutas, e evitar doces, alimentos gordurosos e refrigerantes, é uma boa opção a fazer.
Uma alimentação na idade pré-escolar de uma criança que esteja na deve consumir cerca de 1.600 calorias por dia e nelas devem estar contidas 50% de alimentos ricos em carboidratos, 31% de alimentos que contenham lipídios e 18% em proteínas. (Fonte: Alimentación y Nutrición- Manual teórico-práctico C.Vázquez, A.I.de Cos, C.López-Nomdedeu ).
Os principais erros que acontecem na alimentação na idade pré-escolar são:
- Horários da alimentação – muitas crianças fazem as suas refeições diárias fora do horário, lugar e controle incorreto.
- Oferecer alimento como premiação – lembrem-se pais, o alimento não é a melhor forma de castigo ou premiação, por isso não deve ser uma expansão do estresse do dia-a-dia.
- Sobrepeso – alimentação desordenada, refeições ricas em alimentos gordurosos e açucares que estão presentes no alimentos enlatados e pré-cozidos. E os principais responsáveis por isso acontecer são os próprios pais, por isso esteja sempre em alerta e buscando conhecimento sobre a melhor forma de alimentação para o seu filho através de nutricionistas e médicos pediatras.
- Café da manhã – é uma das refeições mais importantes do dia-a-dia, e muitas crianças não efetuam a mesma. E traz sérios riscos para a regulação do peso da mesma.