Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Equipamentos,Exercícios Físicos Roupa para esportes: qual escolher?

Roupa para esportes: qual escolher?

Bom, para praticar esportes é necessário escolher roupas adequadas. Com isso evitam-se certos desconfortos, além de facilitar a prática. Ainda há aqueles que acreditam na redução de cãibras ao escolher bem as roupas para esportes. Mas na verdade isso não acontece, segundo os fisiologistas as cãibras originam-se do metabolismo e, geralmente, ocorre por falta de hidratação.

Para os esportes de lazer é indicado o uso de roupas de cores claras (para diminuir a absorção de calor), levemente folgadas e preferencialmente de algodão e o tênis deve conter amortecimento de impacto, conforto, estabilidade e flexibilidade. O tênis também deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pé (normal, calvo ou plano) e de pisada (pronada, supinada ou neutra). Assim previnem-se danos ortopédicos.

No entanto, para esportes de competições e/ou aqueles que exigem maior esforço físico é interessante roupas que fazem compressão nos músculos. Elas reduzem a fadiga e proporcionam uma melhor recuperação após o treino. Alguns atletas acreditam que o uso dessas roupas aumentam o rendimento nas competições, apesar de não ter sido comprovado cientificamente. Estes tecidos especiais foram originados da mesma tecnologia das meias médicas de compressão, atuantes na circulação sanguínea e resultando numa melhor oxigenação celular.

Além disso essas roupas para esportes de intenso esforço inibem a dor muscular tardia (DMT), aquela dor que surge 1 ou 2 dias depois do treino devido aos microtraumas nas fibras musculares que foram exercitadas. Os microtraumas ocorrem devido às vibrações sofridas pelo músculo durante o exercício. É aí que as roupas especiais entram em ação (dando sustentação aos músculos com a compressão exercida,  fazendo com que as fibras permaneçam preservadas). Os atletas que mais usam esta vestimenta são os ciclistas, nadadores e triatletas.

Quanto maior a duração da prática, parece ser maior sua eficácia. É bom lembrar que essas roupas são feitas com níveis de pressão e que ainda não se tem indicação adequada para uso delas para cada tipo de pessoa, como por exemplo para as variações de medidas corporais que atletas podem ter. Ficando o uso à escolha própria.

No Brasil essas vestimentas são produzidas com média de 10 mm de mercúrio. Médicos afirmam que nível elevado de pressão pode ter efeito contrário na recuperação. Índices maiores que 30 mm de mercúrio só é indicado para tratar problemas circulatórios.

E então, pronto para escolher suas roupas para seus esportes ou ainda há muitas dúvidas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top