É uma doença que atinge os ossos, músculos, articulações, rins, pele, pulmões e coração, ela se manifesta principalmente em pessoas idosas. O termo reumatismo refere-se a mais de 200 doenças distintas, os tipos mais conhecidos desta doença são artrite reumatóide, artrose, osteoartrose, osteoporose, gota entre outras patologias que atingem a coluna vertebral. Apesar de ser conhecida por ser uma “doença de velho”, ela pode atingir também recém nascidos, crianças, jovens e adultos.
Causas da doença
Apesar dos fatores que ocasionam o surgimento do reumatismo ainda são de origem desconhecidas, a doença pode ser acentuada por alguns fatores de origem genética, sedentarismo, depressão, ansiedade, trabalho em excesso, modificações no clima e traumatismos.
Sintomas
- Dor nas costas, pescoço e ombros além de calor nas articulações
- Limitação de movimentos
- Inchaços
- Rigidez das articulações ao acordar, ou seja, no período matinal
- A depender do tipo de reumatismo manifestado pode apresentar queda de cabelos, dores de cabeça, febre e emagrecimento
Tratamento
O tratamento da doença terá como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para o doente, é importante ressaltar que o tratamento ideal para o reumatismo será prescrito pelo médico. Alguns tipos de tratamento desta doença consiste em:
- Administração de analgésicos e antiinflamatórios
- Programas de fisioterapia com a utilização de gelos, massagens, ultra-som, alongamentos e atividades específicas para cada doente
- Utilização de antiinflamatórios derivados da cortisona
Prevenção do reumatismo
- Adotar uma alimentação rica em cálcio
- Realizar atividades físicas
- Evitar o tabagismo e o alcoolismo em escesso