O raquitismo é uma doença que afeta principalmente os ossos, comum em crianças, principalmente em países que estão em desenvolvimento. Essa doença pode levar a criança a ter fraturas e pequenos defeitos, o raquitismo nesta fase, caracteriza-se como uma doença óssea onde ocorre uma perda de fosfato e cálcio pelos ossos, levando ao enfraquecimento das estruturas ósseas. O raquitismo ocorre pela falta de vitamina D, ela é responsável pelo equilíbrio entre o fosfato e o sultafo. Pessoas que consomem poucos alimentos derivados do leite e os intolerantes à lactose apresentam uma prédisposição para a doença.
Existem vários tipos de raquitismo:
- Raquitismo hipofosfatêmico
- Raquitismo dependente de vitamina D tipo I
- Raquitismo dependente de vitamina D tipo II
- Hipofosfatasia
- Raquitismo induzido por anticonvulsivantes
- Raquitismo nutricional
Para mais informações, acesse o artigo tipos de raquitismo do blog Nutrição em Foco.
Causas da doença:
- Falta da vitamina D
- Baixa exposição ao sol
- Baixo consumo de alimentos ricos em vitamina D
- Falta de absorção de radiação solar pela pele
- Fatores hereditários
- Distúrbios renais e hepáticos
Sintomas:
- Enfraquecimento dos ossos
- Baixa estatura
- Diminuição na produção de esmalte dentário
- Pouca força na musculatura
- Raciocínio lento
Tratamento:
O raquitismo tem vários tratamentos. O método mais utilizado é o tratamento por injecções e medicamentos, mas também pode ser tratado em casa através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas (como o peixe, sardinha, leite e a gema do ovo), em uma dieta balanceada e banhos de sol moderados.
Observações
Os banhos de sol devem ser realizados entre às 7 e 9 horas da manhã ou aprati das 4 horas da tarde, vários são os riscos da exposição ao sol entre eles o câncer de pele, o envelhecimento precoce e manchas na pele.