Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Placa Bacteriana e Tártaro

Dois problemas bucais que você deve combater diariamente são a placa bacteriana e o tártaro, problemas que se desenvolvem em seus dentes devido a falhas da higiene bucal.

Como sabemos, a quantidade de bactérias existente no ar é muito grande e fica em contato com nossa pele, boca e dentes todo o tempo. Gradualmente, essas bactérias vão se depositando sobre os dentes e se alimentando de restos de comida, especialmente açúcares. Assim, elas vão se reproduzindo e aumentando em quantidade, formando assim uma camada macia branca denominada placa bacteriana.

Se não houver uma boa higiene bucal, após vários dias essa placa bacteriana estará endurecida, formando assim o tártaro. É comum a formação do tártaro principalmente em regiões de difícil acesso, como perto da gengiva ou entre os dentes molares, onde muitas vezes não utilizamos o fio dental (por descuido ou esquecimento).

Entretanto, o maior risco não são as bactérias, mas sim o ácido lático que elas produzem, o qual é capaz de dissolver o cálcio e o fósforo existentes no esmalte dos dentes – esse processo é chamado de desmineralização e é bastante prejudicial para a nossa saúde bucal, pois apesar de tais danos serem geralmente reversíveis (é possível a remineralização dos dentes sem a necessidade de tratamento especial), a existência prolongada de tártaro pode levar até mesmo à perda dos dentes.

Prevenção e Tratamento da Placa Bacteriana e do Tártaro

A melhor forma de prevenir a formação da placa bacteriana e do tártaro é escovar os dentes após cada refeição, evitando assim o acúmulo de bactérias e resíduos alimentares. Além disso, é necessário o uso do fio dental a fim de limpar regiões pouco acessíveis à escova dental. O uso de enxaguante bucal também é recomendado, uma vez que muitos dos atuais apresentam ação anti-tártaro.

Após a formação do tártaro, a escovação pode ser ineficiente para a sua remoção, sendo necessária a visita a um dentista a fim de que o mesmo possa fazer uma limpeza em seus dentes e, assim, remover o tártaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top