A pressão arterial é a pressão que o músculo cardíaco exerce sobre os vasos sanguíneos, bombeando o sangue para todo o organismo, proporcionando a circulação sanguínea por todo o corpo.
Hipotensão Arterial
A hipotensão arterial popularizada como pressão baixa é uma diminuição no ritmo cardíaco, ou seja, é quando uma pessoa apresenta a pressão arterial inferior ao considerado normal de acordo com sua idade. Geralmente não se conhece os motivos que levam o indivíduo a ter hipotensão arterial. Em outros casos, existem problemas de saúde que levam a queda da pressão arterial.
A pessoa que possui pressão baixa tem um retardamento na circulação sanguínea, fazendo com que o sangue demore mais a chegar aos órgãos vitais.
A hipotensão arterial pode ser denominada de várias formas, dependendo dos motivos que levam um paciente a ter pressão baixa, como:
Hipotensão Primária
A pessoa que possui essa diminuição da pressão arterial normal não possui algum motivo específico que o leva a ter esse problema, ou seja, os motivos que levam à queda da pressão são desconhecidos. Dessa forma, não se trata de uma doença específica, mas sim de uma condição da própria pessoa, que, muitas vezes, provoca manifestações de uma deficiência da circulação sanguínea.
Apesar de ter causas desconhecidas, sabe-se que normalmente ocorre em mulheres ou pessoas com estreitamento torácico. Além disso, pode acontecer em indivíduos com pouco desenvolvimento muscular.
Sintomas
A pessoa com hipotensão primária pode apresentar cansaço, sonolência, suor excessivo, dores de cabeça e sensação de debilidade. Além disso, em alguns casos, podem ocorrer náuseas, palidez e perda momentânea da sensibilidade.
Tratamento
Não existe tratamento para essa causa, apenas adoção de certas precauções e medidas que evitem a queda da pressão arterial. Uma boa alimentação, exercícios moderados e descanso são fortes aliados para controlar a pressão. Em casos mais aguçados, o médico pode aconselhar o uso de um medicamento apropriado para o caso.
Hipotensão secundária
A hipotensão secundária ocorre devido a inúmeras doenças. Nesses casos, a quantidade de sangue bombeado pelo coração diminui devido a algum problema de saúde como doenças cardíacas, queimaduras graves, hemorragia, varizes ou desidratação.
Outros motivos que podem causar a hipotensão secundária são:
- Problemas neurológicos;
- Alterações endócrinas (hipotireoidismo);
- Uso de bebidas alcoólicas e drogas;
- Uso de determinados medicamentos (antidepressivos ou neurolépticos).
Em alguns casos a queda da pressão arterial é evidente, por outro lado, muitas vezes é necessária a realização de exames detalhados para descobrir a causa.
Tratamento
O tratamento, nesses casos, é mais específico, pois o objetivo é tratar o que causa a queda da pressão e não propriamente a hipotensão, embora a utilização de medicamentos e medidas para controlar a queda brusca da pressão seja necessário.
Curiosidade – a hipotensão postural
Muitas pessoas já perceberam que ao levantar rapidamente da cama, sentem tontura e um mal-estar momentâneo que passa depois de alguns segundos. Isso ocorre devido a uma queda brusca da pressão arterial denominada de hipotensão postural. Quando estamos na posição deitada o sangue é distribuído de forma igual em todo corpo, ao se levantar, o sangue se concentra nos membros inferiores, assim, a distribuição do sangue para o resto do corpo fica lenta, causando a sensação de tontura.
Tratamento
As causas de uma hipotensão postural podem ser variadas, sendo motivada por uma hipotensão primária ou secundária. O tratamento deve ocorrer depois que diagnosticado o problema que causou a queda da pressão. No primeiro instante, é importante colocar a pessoa em posição horizontal, elevar as pernas e desapertar a roupa até a sua recuperação total.
Em qualquer situação de queda de pressão é importante a procura de um especialista para diagnosticar o problema que leva a queda e realizar o tratamento mais adequado. Assim, o portador de hipotensão arterial poderá levar uma vida mais tranquila, com controle dos sintomas da hipotensão.
Por Danielle Pereira