Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Doenças do Pericárdio

O pericárdio é uma formação sacular constituída por camadas flexíveis que fica em volta do coração, contendo uma quantidade suficiente de líquido lubrificante que ajuda no deslizamento das camadas. A função do pericárdio é impedir o surgimento de infecções torácicas e que o coração se encha de sangue além do normal.

Quando aparece alguma anormalidade da obtenção do líquido nas camadas do coração, algumas doenças podem surgir no pericárdio, devido a diversos fatores, podendo haver tratamentos para a obtenção da cura ou o controle do problema. Dentre as doenças estão as pericardites aguda e crônica.

Pericardite aguda

É uma inflamação dolorosa do pericárdio, provocando a perda de líquido e de substâncias do sangue.

Causas:

A pericardite aguda ocorre devido a algumas infecções virais, podendo ser de curta duração e normalmente sem deixar sequelas. Outras causas da pericardite aguda são:

  • Infarto do miocárdio;
  • Insuficiência renal;
  • Tratamento por radioterapia;
  • Artrite reumatoide; ou
  • Pode se provocada após a realização de uma cirurgia cardíaca.

Sintomas:

Geralmente essas doenças causam febre e uma forte dor no peito que pode ser semelhante a um ataque cardíaco, piorando caso o paciente permaneça deitado, ao tossir ou ao respirar profundamente. A pericardite pode ocasionar uma perturbação mortal na pessoa.

Tratamento:

Primeiramente é essencial a descoberta do motivo que causou a doença para verificar o tratamento mais adequado. Muitas vezes é necessário o uso de antibióticos ou até mesmo uma cirurgia no coração.

Pericardite crônica

Ao contrário da pericardite aguda, a inflamação provoca o acumulo de líquido nas camadas do coração ou um espessamento que se inicia gradativamente e persiste durante longo tempo.

Existem descrições diferentes para cada pericardite crônica, como:

Pericardite Crônica Construtiva:

Acontece quando um processo inflamatório atinge as camadas do pericárdio ocasionando um engrossamento dos mesmos, além disso, provoca uma redução no tamanho do coração.

Causas:

As causas mais frequentes são vírus, radioterapia, artrite reumatoide ou cirurgia cardíaca. Porém, em muitos casos, a causa de uma pericardite crônica construtiva é desconhecida.

Sintomas:

Os sintomas podem ser diversos como: dispneia, tosse, fadiga e retenção de líquido no abdômen e nas pernas. Normalmente é indolor. Alguns exames são fundamentais para diagnosticar o problema, porém em uma radiografia são observados depósitos de cálcio no pericárdio.

Tratamento:

O uso de diuréticos pode ser recomendado, mas os medicamentos inibem os sintomas. Para uma melhora significativa, é necessária a cirurgia no pericárdio. Se a doença estiver em estágio muito avançado, a cirurgia pode não ser eficiente.

Pericardite Crônica com Derrame:

Acarreta uma acumulação mais lenta de líquido no pericárdio.

Causa:

Geralmente a causa é desconhecida, porém há relatos de que a doença se manifestou através de uma tuberculose ou por insuficiência tireóidea.

Tratamento:

O tratamento de uma pericardite crônica com derrame se faz através do uso de medicamentos que tratam a causa do problema, quando diagnosticado. Muitas vezes, quando o paciente possui uma função cardíaca estável, os especialistas optam pela observância da situação.

As doenças do pericárdio podem ser tratadas se diagnosticadas com antecedência, por isso, é fundamental que na presença de qualquer sintoma o indivíduo procure um médico para que seja tratado rapidamente sem a necessidade de cirurgia cardíaca, visto que tais cirurgias são sempre muito agressivas ao organismo.

Tratando, o paciente pode ter uma vida mais saudável, sem se preocupar com futuras complicações causadas por doenças do pericárdio.

 Por Danielle Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top