Hipertensão pulmonar
As doenças que afetam os pulmões nos seres humanos são conhecidas por causarem grande desconforto aos indivíduos portadores dessas enfermidades. No entanto existe um distúrbio raro e muito grave chamado de hipertensão pulmonar que possui uma incidência maior em indivíduos do sexo masculino de baixa faixa etária, e que se caracteriza basicamente pelo aumento anormal da pressão nas artérias que são responsáveis por levar o sangue até os pulmões no corpo humano.
A hipertensão pulmonar pode ser classificada como primária quando não há uma etiologia conhecida e secundária quando a causa desencadeadora da doença foi uma enfermidade cardíaca ou então um quadro clínico de enfisema pulmonar.
Como ocorre a hipertensão pulmonar no organismo humano
Os especialistas na área de pneumologia informam que existe uma variedade de motivos que provocam o aumento da pressão do sangue dentro das artérias nos pulmões. Porém há casos em que não há um fator desencadeante do problema e a hipertensão pulmonar passa ser chamada de primária.
Nesse caso os vasos sanguíneos apresentam uma alteração em sua parte interna, e esse fato acaba dificultando a passagem da corrente sanguínea provocando um esforço maior no coração para que sangue possa chegar até os pulmões, fazendo com que a pressão pulmonar fique elevada. Na hipertensão pulmonar secundária a causa é conhecida e restringe-se a dois tipos de complicações: Enfisema pulmonar e problemas no coração do individuo afetado.
Principais manifestações clínicas da hipertensão pulmonar
Os profissionais da área medica informam que dentre os principais sintomas da hipertensão pulmonar estão: O individuo apresenta um desconforto e até mesmo dores no tórax, diminuição gradual do processo respiratório agravado quando a pessoa pratica algum tipo de atividade física; sensação de fadiga e cansaço, tosse intermitente; palpitações no coração; edema nos membros inferiores, tontura, desmaio e cianose (quando a epiderme adquire uma coloração em tom azulado).
Diagnóstico e tratamento da hipertensão pulmonar
O diagnóstico realizado para identificar se há hipertensão arterial é feito através de exames de eletrocardiograma para verificar se há algum aumento no tamanho do músculo cardíaco que faz o bombeamento até os pulmões e um RX do Tórax do indivíduo. Além disso o diagnóstico também se baseia na avaliação clínica dos sintomas apresentados pelos pacientes. Durante o tratamento é aconselhável fazer um exame de ecocardiografia para acompanhar a resposta da enfermidade à terapêutica que está sendo ministrada.
O tratamento eficaz para a hipertensão pulmonar é o transplante de ambos os pulmões afetados e em casos mais graves até mesmo do coração. Segundo os especialistas a administração de fármacos nos doentes são úteis apenas para aliviar os sintomas da enfermidade,porém o tratamento definitivo é o transplante que é um procedimento que deve ser realizado com muito cuidado para que não ocorra rejeição ao órgão transplantado. Outra medida terapêutica que também pode ser usada é o oxigênio suplementar que alivia o sintoma de redução gradual da respiração.
Por Salete Dias