Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Herpes Genital

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível e é causada por um vírus chamado herpes simplex. Grande parte das pessoas não tem sintomas da doença, mas quando os sintomas aparecem sãoem forma de feridas na área genital e no reto, geralmente essas feridas demoram algumas semanas para sarar ( duas, três ou até quatro semanas).

Sintomas

Infelizmente boa parte das pessoas que possuem a infecção não sabem que estão infectadas, além do aparecimento de feridas na área genital o vírus pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, algumas pessoas podem ter sintomas não tão notáveis e até mesmo confundir os sintomas.

Transmissão

A transmissão é feita pela ferida que o vírus da herpes causa, e também pode ser transmitida por erupções que aparecem na pele.

A transmissão do vírus também ocorre devido a relações sexuais com pessoas infectadas, o vírus também pode causar infecções nos lábios e na boca.

Prevenção

Uma ótima maneira de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis é usar preservativo, no caso de herpes genital se o preservativo não cobrir a área infectada pelo vírus, não é aconselhável ter relações sexuais. Uma pessoa infectada jamais pode ter relação sexual com parceiro (a) não infectado, vale lembrar que mesmo a pessoa não apresente sintomas da doença pode transmiti-la.

Tratamento

Não existe cura para a herpes e sim tratamento, existem medicamentos que ajudam a prevenir as feridas. O tratamento da herpes também pode reduzir as chances de transmitir a doença para o parceiro(a) sexual.

Curiosidades

A herpes genital costuma causar feridas muito dolorosas nas pessoas, é sempre importante que uma mulher grávida tente tomar cuidado para não ser infectada por herpes genital, pois pode haver transmissão para o bebê.

Infelizmente, pessoas que possuem herpes tem grandes chances de serem infectadas pelo vírus HIV, e pessoas com herpes e AIDS tem mais chances de transmitir a AIDS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top