A esclerose múltipa é uma doença que danifica principalmente o sistema nervoso central, causando assim inflamações crônicas muito rara que afeta vários órgãos. Os órgãos que ficam mais danificados são o cérebro e o cordão espinhal, afetando principalmente as pessoas jovens ou com idade entre 20 a 30 anos causando assim dificuldades motoras.
Existe alguns casos em que a esclerose múltipa é provocada por certos tipos de vírus, sendo que a esclerose começa com sintomas simples como sono excessivo e sensação de cansaço abundamente. Quando começa a se agravar causa incomodáveis enxaquecas, alguns pacientes que tem os sintomas mais avancados são necessários a utilização de cadeira de rodas.
Sintomas
- Alteração nas sensações
- Sonolência
- Dores de cabeças
- Manchas pelo corpo
- Fraquezas musculares
- Distúrbios na linguagem
- Problemas de visão
Atenção: Em casos mais graves de esclerose múltipa os sintomas mais graves são retenção urinária, insuficiência respirátoria, depressão, impotência sexual e perda da audição. Manter o peso equilibrado, praticar atividades físicas e realizar dietas balanceadas são formas básicas de prevenção.
Tratamento
O tratamento começa com cuidados gerais com o auxílio de fisioterapias e psicoterapias, alguns médicos utilizam medicamentos para ajudar no problema de visão. Como essa é um doença que afeta principalmente mulheres e pessoas que possuem uma pele clara, são indicados bloqueadores solar e consultas periódicas ao médico ou dermatologista.
A esclerose múltipa é um doença que não tem cura, por isso muitos médicos estão se aprofundando cada vez mais em encontrar formas de melhor garantir o tratamento da doença a fim de que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.