Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Alergia alimentar infantil

Várias crianças, ao consumirem determinados alimentos, apresentam reações alérgicas. E muitas delas podem, na verdade, estar apresentando uma sensibilidade exagerada a esses alimentos por causa de uma alergia alimentar.

O que é a alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação exagerada e que causa bastante desconforto, que acontece após o consumo de certos tipos de alimentos ou condimentos.

Muitos médicos usam o termo ‘hipersensibilidade alimentar’ para definir o quadro de alergia alimentar, que é caracterizada como uma reação muito acima do normal a certos alimentos, denominados alérgenos. Essas substâncias são o estopim das alergias e são bem aceitas pela maioria das pessoas, mas desenvolvem crises de alergias apenas em pessoas suscetíveis.

De acordo com os médicos, a hipersensibilidade alimentar é uma reação advinda do nosso sistema imune, e sua manifestação pode se dar por diversos motivos.

Fatores que causam as alergias alimentares

As causas das alergias alimentares podem ser de origem tóxica, causadas por agentes que causam infecções e intoxicam o organismo, que geralmente causam diarréia, febre e vômitos, principalmente  nas crianças. Outras reações, não tóxicas, são caracterizadas pela intolerância a determinados alimentos – a intolerância à lactose (proteína do leite) é a mais comum de todas.

Alguns médicos definem as aversões psicológicas a certos alimentos como causadoras de alergia alimentar. Quem já apresenta alguma alergia alimentar tem uma probabilidade mais alta de apresentar outro tipo de alergia causada por algum alimento.

Muitos especialistas consideram a genética como um fator de predisposição a alergias alimentares; Já que aproximadamente 50% das pessoas que apresentam alergias tem pessoas na família com o mesmo problema; Fora isso, o trato digestivo infantil, problemas no sistema imunológico e o potencial alérgeno de determinados alimentos podem desencadear um quadro de alergia em crianças.

Alimentos causadores de alergias em crianças

A alergia alimentar pode ser provocada por causa de determinados alimentos, são eles: Os derivados do leite (iogurtes e queijos), ovos, frutos do mar (crustáceos, por exemplo), farinha de trigo, amendoim e soja.

Alguns condimentos e corantes também podem ser causadores de alergias alimentares, mas em menor escala do que os alimentos.

Sintomas Clínicos

Os primeiros sintomas de uma alergia alimentar infantil aparecem geralmente em até duas horas após o consumo; essa duração dos efeitos contada desde o começo da alergia é muito importante para uma identificação concisa do médico sobre qual é o real problema.

Os sintomas clínicos mais comuns de uma alergia alimentar são: As reações mais comuns começam na pele e se manifestam como coceira intensa, inchaço e eczema; Outras reações frequentes são as dores de barriga, diarréia e vômito; Já no trato respiratório, as alergias aparecem em forma de rouquidão, chiado e tosse.

Reação Anafilática

A reação anafilática é uma das formas de alergia, muito grave, que pode ocasionar a morte de uma pessoa, e ocorre por causa da liberação na corrente sanguínea de substâncias que causam uma resposta intensa do organismo ao alérgeno. Alguns alimentos, medicamentos e principalmente a picada de abelhas, podem causar o choque anafilático.

Em situações mais graves, o alimento ou a picada de inseto provoca edemas, intensa coceira, tosse, rouquidão, dores abdominais fortes, vômito, diarréia, queda de pressão e falência cardíaca.

Tratamento adequado para as alergias alimentares

Infelizmente, não existe um tratamento específico para acabar com as alergias em crianças. Os medicamentos empregados são usados apenas para as crises de alergia nos pequenos. Mas, algumas precauções podem ser tomadas, como:

  • Retirar da dieta infantil os alimentos causadores das alergias;
  • Realizar o tratamento adequado para minimizar os sintomas das alergias, com anti-histamínicos e estabilizadores dos mastócitos; de acordo com os médicos, esses medicamentos não acabam totalmente com os sintomas das alergias e, por isso, muitas vezes o uso de medicamentos corticóides pode ser necessário para estabilizar os sintomas da alergia; atualmente, vêm sendo utilizados remédios de uso tópico de fluticasona;
  • Nos casos das crianças que apresentam os sintomas respiratórios, cardiovasculares ou anafilaxia, é necessária a aplicação de adrenalina, no caso de uma alergia mais grave;
  • Medidas simples, como a leitura dos rótulos dos alimentos pelos pais, são eficientes para que as crianças não consumam os alimentos causadores das alergias; Ressaltando que só um médico especializado deve prescrever a medicação necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top