Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Acidente Vascular Cerebral

O acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE), conhecido como derrame cerebral é um entupimento ou rompimento dos vasos cerebrais que levam o sangue ao cérebro levando a paralisia da área afetada. Possui um alto índice de mortalidade, além disso, os pacientes que sobrevivem a um acidente vascular cerebral podem apresentar sérias sequelas motoras e cognitivas devido à lesão causada no tecido cerebral.

O AVC pode ocorrer de duas formas:

AVC hemorrágico

A lesão ocorre devido a uma ruptura de um vaso sanguíneo do cérebro, ocasionando uma hemorragia que lesiona o tecido nervoso. É um tipo menos comum, porém mais grave.

Sintomas

Geralmente um acidente vascular cerebral pode causar fortes dores de cabeça, vômitos e náuseas.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para que ocorra um AVC como:

  • Tabagismo: Fumantes possuem maior probabilidade de ter um derrame cerebral;
  • Uso de contraceptivos orais: Os contraceptivos podem ocasionar um AVC, principalmente os que possuem muito estrógeno;
  • Álcool: O uso abusivo de álcool contribui para um AVC;
  • Drogas: Geralmente usuários de drogas são potencialmente alvos de um derrame cerebral.

O AVC hemorrágico ocorre de duas formas:

  • Hemorragia subaracnoide: Há uma ruptura de um vaso permitindo que o sangue seja derramado entre o cérebro e o crânio. Normalmente isso ocorre devido a um aneurisma cerebral, onde as artérias se dilatam devido ao excesso de sangue no local;
  • Hemorragia intracerebral: A ruptura do vaso faz com que o sangue seja derramado entre a massa cinzenta devido ao envelhecimento dos vasos ou da hipertensão crônica. Esse tipo é mais raro de ocorrer.

AVC isquêmico

O processo ocorre após o fluxo sanguíneo ser bloqueado por causa de um trombo ou êmbolo. Isso faz com que o oxigênio e os nutrientes essenciais para o corpo sejam reduzidos.

Sintomas

Geralmente o indivíduo que sofreu um AVC isquêmico apresenta alteração na fala, dificuldade de compreensão, perda da sensibilidade dos membros e do equilíbrio.

Existem três tipos de acidente vascular cerebral isquêmico:

  • Trombótico: um coágulo se forma em uma artéria devido a uma aterosclerose causando um entupimento sanguíneo;
  • Por embolia: O coágulo se forma em outra parte do corpo alcançando uma artéria e ocasiona a obstrução da mesma;
  • Insuficiência circulatória: Ocorre devido a uma falha no coração que deixa de bombear o sangue corretamente prejudicando a circulação.

O acidente vascular cerebral isquêmico ocorre, também, em mulheres grávidas devido à elevação da pressão arterial. Em alguns casos as sequelas são mínimas ou até mesmo inexistentes.

O acidente vascular cerebral pode levar o paciente à falência ou a ter grandes sequelas, por isso, é importante o socorro médico para que o quadro não se agrave. Além disso, existem fatores de riscos que devem ser evitados para que não ocorra um AVC.

Fatores de riscos

  • Pessoas com mais idade;
  • Hipertensão arterial (pressão alta);
  • Obesidade e sedentarismo;
  • Diabetes e dietas gordurosas;
  • Estresse.

Tratamento

O tratamento depende de cada fator. Existem casos em que os tratamentos terapêuticos podem se grandes aliados para a recuperação da vitima. Todavia, há casos em que não há recuperação levando o indivíduo à morte ou a um estado vegetativo.

É fundamental que em casos de AVC, o paciente seja levado imediatamente ao hospital para que possa ser tratado o mais rápido possível, pois a demora pode agravar o estado da pessoa e a total recuperação pode não ocorrer.

Para evitar um possível AVC é importante seguir algumas orientações. Uma boa alimentação e exercícios físicos podem melhorar o condicionamento físico e psíquico do indivíduo, por isso é importante levar uma vida saudável, evitando o estresse para que não ocorram eventuais problemas.

Por Danielle Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top