Trombose ou trombose venosa profunda (TVP) é um problema que gera a formação de coágulos sanguíneos em uma veia do corpo que impede a circulação do sangue no organismo. Geralmente a trombose ocorre nos membros inferiores. Esse coágulo impede o fluxo do sangue causando inchaço e dores nas pernas. O risco pode aumentar quando o coágulo se desprende e entra na corrente sanguínea ocasionando a embolia cerebral, pulmonar ou cardíaca.
- Embolia cerebral: É um tipo de AVC, onde o coágulo que se formou chega ao cérebro entupindo uma artéria cerebral ocasionando lesões temporárias ou permanentes ao cérebro;
- Embolia pulmonar: Ocorre quando um coágulo formado nas veias das pernas se desloca para os pulmões, obstruindo o fluxo de sangue. Geralmente essa embolia é grave, podendo levar o paciente à morte caso não ocorra o tratamento adequado;
- Embolia cardíaca: É quando o coágulo formado atinge as válvulas do coração. Nesse caso o impedimento do fluxo sanguíneo cardíaco pode ocasionar sérios problemas gerando, até mesmo, infarto.
A trombose pode ocorrer de forma silenciosa, sem manifestações dos sintomas. Quando é diagnosticada, muitas vezes, a situação está em estado grave, podendo ter ocorrido um deslocamento do coágulo e seu alojamento em algum órgão vital.
Existem alguns fatores de risco que podem aumentar o surgimento de uma trombose ou acarretar uma piorar no quadro. Esses fatores são:
- Repouso absoluto;
- Tabagismo;
- Fatores genéticos, evidenciados por outro membro da família que desenvolvera tal doença ou similar;
- Fratura na pélvis ou nas pernas;
- Insuficiência cardíaca;
- Obesidade;
- Cirurgias recentes;
- Tumores;
- Uso de contraceptivos.
É importante ressaltar que, em viagens muito longas, é interessante fazer uma parada e caminhar por alguns minutos, pois um repouso por longo período pode ocasionar a coagulação sanguínea e, posteriormente, levar a uma trombose.
Diagnóstico
Existem alguns exames que podem diagnosticar uma trombose como:
- Exame de sangue: Permite a verificação de possíveis formações de coágulos;
- Ultrassom das pernas;
- Pletismografia: Permite medir o fluxo sanguíneo das pernas;
- Raiografia: Para mostrar as veias afetadas.
Sintomas
Os pacientes com trombose apresentam diversos sintomas que ajudam a diagnosticar o problema. Esses sintomas são:
- Coloração anormal nas pernas;
- Aumento de calor;
- Dor no local;
- Aumento da sensibilidade;
- Inchaço nas pernas.
Tratamento
É importante seguir algumas orientações para prevenir uma trombose. Uma boa alimentação, exercícios físicos diários e controle do peso são fatores que podem evitar a TVP.
Ao perceber uma possível trombose é fundamental procurar ajuda médica para o diagnóstico, caso seja confirmado, o médico poderá receitar medicamentos anticoagulantes que ajudam a “afinar” o sangue para que o fluxo aconteça, evitando mais coagulações sanguíneas.
Além das drogas será necessário o uso de meias de compressão para pernas ajudando na circulação do sangue e prevenindo o surgimento de novos coágulos.
Em casos mais sérios, o médico poderá recorrer à cirurgia para colocar um filtro na maior veia do corpo impedindo que os coágulos se movam para outros órgãos ou para a remoção de um coágulo grande. Lembre-se que os coágulos formados nos membros podem se deslocar para outros órgãos causando sérias complicações, podendo levar o paciente até mesmo à morte.
Por isso, é fundamental a procura de um médico para um possível tratamento, antes que a situação piore e o indivíduo precise recorrer a cirurgias mais sérias. Além disso, levar uma vida mais saudável ajuda na prevenção contra várias doenças cardiovasculares, inclusive a TVP.
Por Danielle Pereira