A nutrição mais indicada para esportistas e maratonistas é aquela que leva em conta o antes, durante e após o exercício físico.
- Antes – Deve-se ingerir uma boa quantidade de carboidratos;
- Durante – Deve ser realizada a reposição de todos os nutrientes, para aumentar a reserva de glicogênio no fígado;
- Depois – É necessária uma refeição rica em nutrientes, para repor o glicogênio perdido e reparar os músculos dos efeitos da maratona.
O atleta, esportista ou maratonista jamais deve esquecer de se hidratar em todas as etapas da maratona!
Os médicos não sabem explicar qual é o melhor meio para que o esportista tenha um maior desempenho nas provas, porém com o treino, esses resultados sempre vêm. Especialistas afirmam que é interessante que o atleta invista em uma corrida de baixa intensidade no início e vá fazendo uma boa reserva de líquido e glicogênio.
Alguns deles recomendam uma baixa ingestão de carboidratos antes da competição aliados a treinos intensos; essa ação é para que o corpo acumule glicogênio reserva; De dois a três dias antes da competição, é importante que o atleta aumente o consumo de carboidratos para que ele possa armazenar energia extra.
As recomendações médicas são essenciais para o bom rendimento do esportista durante a prova.
O tipo de alimentação mais indicada para os maratonistas é:
- Antes – É necessário ingerir carboidratos como bolos, macarrão, arroz e batatas;
- Durante – O atleta deve comer frutas e consumir bebidas de origem isotônica;
- Depois – O maratonista deve ingerir proteínas de alta qualidade, carboidratos e líquidos.
Se a prova for realizada em um dia muito quente, o atleta vai precisar de mais esforço físico. Principalmente porque no tempo quente, o organismo se desidrata de forma mais rápida.
É importante que o atleta faça uma hidratação eficiente, ainda que esteja sem sede. A reposição de água e sais minerais em todas as fases do exercício físico é extremamente importante para um bom rendimento do competidor.
Estas recomendações são o alicerce para a dieta nutricional dos maratonistas.Tudo isso claro, com prescrição médica!