A acne quando surge em um momento impróprio (e desde quando ela é bem-vinda em algum momento?) pode acabar com um final de semana que poderia ser perfeito – ou pior, pode pôr sua saúde em risco. Mas não se desespere: nós selecionamos algumas das melhores dicas para que mantenha sua pele sempre limpa e livre de cravos e espinhas.
Tenha sua pele sempre em harmonia
Dez entre dez dermatologistas irão confirmar-lhe: a oleosidade da pele é a principal vilã no surgimento da acne. Sendo assim, é de extrema importância que, para conseguir livrar-se dos cravos e espinhas, mantenha sua pele livre da oleosidade.
Entretanto, quanto menos oleosa sua pele se tornar, maiores as chances dela tornar-se ressecada – o que pode levar a novos problemas estéticos e de saúde, como as descamações. Percebe-se então que é fundamental harmonizar sua pele, atingir um ponto de equilíbrio: nem tão seca, nem tão oleosa. E não se esqueça de manter sua pele sempre bem hidratada, o que lhe dará um novo brilho e vivacidade.
Jamais interrompa seu tratamento dermatológico
Caso esteja sendo acompanhado por um médico (preferencialmente um dermatologista) e esteja em tratamento, evite ao máximo qualquer interrupção no mesmo.
Se você deixa, por exemplo, de utilizar-se dos sabonetes ou cremes recomendados, as chances de que cravos e espinhas voltem a aparecer são muito grandes.
Cuidados quanto ao tipo de maquiagem utilizada
As mulheres devem preocupar-se também quanto ao tipo de maquiagem que utilizam em seu dia-a-dia. A oleosidade da pele não é somente causada por razões internas, isto é, produzida pelo próprio corpo, mas também por razões externas, como o uso de certos produtos cosméticos ricos em gordura. Sempre que possível, evite exagerar na maquiagem e não use produtos que apresentem grande quantidade de gordura em sua composição.
E não se esqueça de remover completamente a maquiagem
Chegou em casa, não perca tempo: remova completamente a maquiagem que utilizou durante o seu dia, lavando bem as áreas em que a aplicou (geralmente o rosto) com água e sabonete neutro.
Já falamos antes quanto a maquiagem pode influenciar na formação de espinhas, então não precisamos repetir isso!
Atente-se à esfoliação de sua pele
Caso desconheça o termo, esfoliação da pele nada mais é que o próprio processo de renovação de suas células, eliminando as antigas para que outras, novas e mais saudáveis, possam ocupar seus lugares. Por meio desse processo, podemos tornar nossa pele mais uniforme, menos áspera, mais macia e até mesmo melhor hidratada.
Ah, e antes que eu esqueça: a esfoliação também ajuda a remover manchas e acnes – é por isso que você deve utilizar produtos esfoliantes!
Mais alimentos fibrosos, menos alimentos gordurosos
As fibras alimentares reduzem a absorção de gorduras e óleos pelo corpo humano. Agora é só pensar: o que acontecerá se nós consumirmos mais alimentos fibrosos? Exatamente, menos gordura entrará em nosso corpo – o que pode até mesmo ser reforçado, se consumirmos também menos alimentos gordurosos.
E o que falamos mesmo sobre acnes e oleosidade da pele? Considerando então que ao absorvermos menos gordura teremos uma redução da oleosidade, então teremos assim menos chances de desenvolver espinhas em nossa pele.
Apesar de normalmente parecer inofensiva, deve-se tomar cuidado com a acne, pois a mesma não é prejudicial somente no convívio social – uma espinha, por exemplo, pode evoluir para um furúnculo e sua infecção pode espalhar-se por todo o corpo! E não estamos brincando: caso similar já ocorrera no Brasil, em 2000, e levou uma mulher à morte.
Agora você já sabe como pode melhor cuidar de sua pele e, assim, prevenir o surgimento de cravos e espinhas!