Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Antraz

Também conhecido como carbúnculo hemático, o antraz é uma infecção causada por uma bactéria chamada Bacillus Anthracis, bastante comum nas regiões agrícolas em todo mundo, e que afeta não só os animais  como os seres humanos também.

Contaminação pelo Antraz

A forma de contaminação do Antraz no ser humano ocorre quando ele entra em contato com animais que estão infectadas pela bactéria, normalmente em herbívoros, como cabras, camelos, antílopes e gados, manuseando os materiais depositados por estes animais que contém a bactéria. Segundo especialistas na área de infectologia, este tipo de infecção pode se dá de três maneiras: através da pele, das vias respiratórias e do trato gastrointestinal. Quando é cutânea, o bacilo penetra na pele do indivíduo através de um corte .

Já no trato gastrointestinal o antraz é adquirido quando a pessoa consome carnes mal cozidas e que estejam contaminadas pelo bacilo. Nas vias respiratórias, o antraz infecta o ser humano quando ele inala os esporos da bactéria proveniente de algum animal ou algum dejeto contaminado. Vale ressaltar que a transmissão do antraz diretamente de um ser humano para outro não é muito comum, o que tranquiliza os especialistas no momento de suas visitas aos pacientes que estão infectados e precisando de tratamento.

Principais sintomas do Antraz

De acordo com profissionais da área de saúde, os sintomas do antraz costumam ocorrer em média seis dias após a contaminação nos seres humanos , eles variam conforme o tipo de infecção; se a transmissão foi através da pele, se foi pelas vias respiratórias ou pelo trato gastrointestinal. Quando a infecção é pela pele aparece uma pápula , um caroço que coça, como se fosse a picada de um inseto.

Quando o antraz se dá por via respiratórias, os sintomas parecem com de um resfriado comum, porém se não for diagnosticado em tempo hábil e tratado de maneira adequada o paciente pode vir a óbito. Quando a infecção ocorre pelas vias gastrointestinais os sintomas descritos são perda de apetite, vômitos em alguns casos acompanhados de sangue, náuseas, febres, dores abdominais e diarreia. Segundo especialistas o índice de óbito quando o antraz afeta o intestino é em média de 25 % a 60% dos casos clínicos.

Tratamento

Uma vez diagnosticada a bactéria que causa o antraz, o paciente deve ser submetido imediatamente a um tratamento. A terapêutica contra o Antraz é baseada na administração de doxiciclina, penicilina, ciprofloxacino  e outros antibióticos que o bacilo seja sensível a ele. Vale ressaltar que o antraz pode causar a morte do paciente se o tratamento não for iniciado imediatamente após o diagnóstico.

Geralmente o uso dos antibióticos como profilaxia pode ser feito por um período de seis semanas, principalmente no antraz respiratório para que seja possível eliminar os esporos alojados no pulmão do paciente, que não são atingidos pela medicação. A maneira de prevenir  o aparecimento desta doença  é evitar comer carne mal cozida e contato com animais e seus despojos contaminados.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top