Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Tifo

O Tifo se trata de um grupo de doenças provocadas por bactérias do gênero Rickettsia. Essa doença fez diversas vítimas durante séculos, por ocorrer muito entre as tropas acampadas era conhecida como febre do campo ou febre de guerra. O tifo, a peste e a fome foram males que assolaram cerca de 10 milhões de pessoas na Europa, durante a guerra dos trinta anos.

Tipos de Tifo

  • Tifo exantemático ou epidêmico – A doença é transmitida através do Pediculus humanus corporis, piolho humano do corpo; as fezes deste animal contém a bactéria Rickettsia prowazekii  que causa a doença, elas  penatram no corpo e atingem a corrente sanguínea por meio de feridas invisíveis na pele causada pela picada do parasita. Atualmente persiste somente em algumas regiões da América do Sul e África Tropical.
  • Tifo murino ou endêmico -Provocada pela Rickettsia mooseri é uma doença transmitida através da pulga de ratos.
  • Tifo rural – Provocado pela Rickettsia tsutsugamushi, é uma doença transmitida pela picada das larvas do ácaro vermelho.

O período de incubação, que é o período que existe entre a transmissão da doença e o aparecimento dos sintomas, é cerca de uma a duas semanas.

Causas do Tifo – O tifo exantemático é a forma mais comum da doença, ela é causada pelo piolho humano do corpo através de suas fezes, no entanto uma grande aglomeração de pessoas em condições de higiene precárias e extrema pobreza são favoráveis a epidemia da doença. Por este motivo, ela era tão comum em prisões, campos de concentração, navios, locais com ausência de água e saneamento básico.

Sintomas do Tifo

  • Aparecimento repentino de febre, dores de cabeça e estado de prostração são os sintomas iniciais. Após este período, ocorre o aparecimento de pequenas manchas em todo o corpo com exceção da planta dos pés, palma das mãos e rosto.
  • Após um período, geralmente sete dias, as manchas vermelhas escurecem e a pressão arterial do indivíduo vai diminuindo, nesta fase ocorre um estado de extrema prostação, com início de problemas mentais e fraca resposta aos estímulos. Esta é a fase mais grave da doença, onde podem surgir complicações como perda da consciência induzindo ao estado de coma, pneumonia, insuficiência renal, problemas vasculares e morte.
  • Quando o paciente consegue superar esta fase, ocorre uma melhoria gradativa com um elevado período de convalescença.

Estes sintomas são semelhantes nos diferentes tipos de Tifo, porém no tifo exantemático estes sintomas aparecem de forma mais grave.

Prevenção do Tifo

A melhoria das condições higiênico sanitárias são fundamentais na prevenção desta doença.
Animais domésticos como pássaros, cães, gatos entre outros podem ser hospedeiros involuntários do parasita que transmite a doença, quando isto ocorrer eles devem ser isolados do ambiente domiciliar para tratamento.

Tratamento do Tifo

O tratamento deverá ser realizado pelo médico, geralmente ocorre através da administração intravenosa de antibióticos, quanto mais cedo for iniciado o tratamento mais rápida é a resposta favorável do organismo. No caso de tratamento que é realizado tardiamente outros tipos de medicamentos além de antibióticos são utilizados; neste caso é necessária a monitoração rigorosa do paciente para evitar futuras complicações.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top