Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Apendicite

Apendicite trata-se de uma inflamação do apêndice, um tubo vermiforme que fica na parte direita do abdômen que se encontra com o intestino grosso. Não é conhecida nenhuma função do apêndice para o organismo humano e sua inflamação geralmente é causada pela obstrução do apêndice por meio de pedaços de fezes maiores e mais sólidos, chamados fecalitos.

Na maioria dos casos de apendicite os pacientes se recuperam bem depois do tratamento, mas pode ocorrer complicações como a peritonite (inflamação abdominal)

Sintomas

A apendicite causa dor no abdômen, dores de cabeça e em alguns casos vômitos, logo depois a dor se concentra na parte de baixo do abdômen e a pessoa pode ter febre baixa e ausência de apetite.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico através dos sintomas do paciente e de, claro, alguns exames, podemos citar alguns: Raios-X, ecografia e exame de urina são alguns exames usados para concretizar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento é sempre cirúrgico. A operação é feita no abdômen para retirar o órgão infeccionado (apêndice) e quando há abscesso é feita também a drenagem. Todo o procedimento é feito com anestesia geral e a sua permanência no hospital dura mais ou menos de dois a quatro dias.

Curiosidades

Alguns casos da apendicite não tão “sérios” podem se resolver sem tratamento, mas em caso de apendicite aguda se a pessoa não procurar um tratamento pode haver morte. Em alguns casos ocorre somente a infecção do apêndice, mas em outros a apêndice pode “estourar” e ocorrer peritonite, uma inflamação bem mais séria que ocorre devido a complicações na apendicite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top