Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Planos de Saúde Escolhendo um plano de saúde

Escolhendo um plano de saúde

Há inúmeros planos de saúde: Plamed, Unimed, Amil, só para citar alguns. Se a sua empresa é quem determina o tipo de plano de saúde, não há muito o que fazer, mas quanto é você quem deve escolher um bom plano de saúde é possível que você tenha muitas dúvidas: o que analisar no plano de saúde, que características são importantes, o que devo procurar?

Há inúmeros parâmetros que podem tornar um plano de saúde diferente do outro, desde os preços à equipe médica que poderá atendê-lo. Mas dentre os vários atributos, podemos destacar área de cobertura, tempo de carência, tipo de internação, participação no valor das consultas, exames e especialidades cobertos, infra-estrutura dos hospitais e clínicas conveniados, se o plano é individual ou familiar e o custo da mensalidade.

A área de cobertura pode ser um atributo importante para quem necessita viajar com frequência, pois se o plano possui cobertura nacional, então a maioria das cidades para a qual você viaje deveria apresentar clínicas e hospitais conveniados onde poderá consultar-se e tratar-se caso seja necessário.

Já o tempo de carência refere-se ao tempo entre a assinatura de contrato do plano de saúde e quando poderá receber um determinado tipo de serviço. Desta forma, há tempo de carência para urgências, para consultas, para exames e internações. Neste caso, se o tempo de carência para consultas é de um mês e só passaram duas semanas desde a assinatura do contrato, uma consulta que você necessite não estará coberta pelo plano.

O tipo de internação refere-se ao tipo de acomodação que estará à sua disposição caso necessite de internação hospitalar. Apartamentos são individuais, oferecendo assim maior conforto para o paciente e quem o visite, já a opção por enfermaria é mais econômica, mas compartilhada com várias pessoas.

Participação no valor da consulta significa que o cliente deverá pagar uma parte do valor de cada consulta que necessitar realizar. Geralmente, se você necessita no máximo de uma consulta por mês, não ficará muito caro, mas no caso de planos de saúde de recém-nascidos ou de idosos, que podem necessitar de mais de uma consulta por mês, isso pode tornar o plano um pouco mais caro.

Outro ponto a se observar é que nem todos os exames e especialidades podem fazer parte da cobertura de um determinado plano de saúde. Isso significa que se você necessitar de um determinado exame ou ser atendido por um especialista que não é coberto pelo seu plano, então você precisará pagar do seu bolso por tais serviços. Busque um plano com uma grande cobertura também quanto aos tipos de exames e especialidades oferecidos.

Um ponto mais importante que o tipo de internação é quanto à qualidade dos hospitais, clínicas e médicos conveniados. De que adianta ser internado em um apartamento confortável quando a equipe médica não apresenta boa qualidade no atendimento ou experiência? Por isso, leve em consideração também quais os profissionais, clínicas e hospitais aceitam cada plano. Planos de saúde aceitos por um grande número de médicos e clínicas são mais interessantes, já que lhe trarão uma maior variedade de opções para escolher.

Se está interessado em um plano só para você, procure um com valores tão baixos quanto possíveis, mas se você possui esposa (marido) e/ou filho e pretende ter um plano para ele também, adquirir um plano familiar pode ser mais vantajoso do que vários individuais.

E por fim, mas não menos importante, leve em consideração o custo da mensalidade do plano de saúde: se o custo for muito alto, mesmo que os serviços sejam excelentes, pode ficar muito apertado para o seu bolso, tornando-se assim uma grande dor de cabeça, em vez de um alívio.

Bem, agora você já pode analisar estes e outros atributos dos planos de saúde e assim, escolher um bom plano de saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top