Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Varizes

As varizes são veias que se dilatam, tornando-se tortas e “saltadas” sobre a pele sem voltar ao seu estado normal, muitas vezes aparecendo nas pernas, deixando-as com um aspecto menos saudável. É um problema que atinge um percentual significativo de pessoas e incomoda não só pela estética prejudicada, mas também por causar dores e inchaço no local.

Causas

O principal fator para o surgimento das varizes é a predisposição familiar, ou seja, a genética, passada de geração para geração. Além disso, existem outros fatores como:

  • Hormônios femininos: As mulheres possuem uma chance maior para desenvolverem varizes, devido ao enfraquecimento das paredes das veias, causado pelo hormônio feminino. Esse enfraquecimento pode surgir, até mesmo, na gravidez. Por isso, é comum o surgimento de varizes em mulheres grávidas;
  • Idade: Pessoas com mais idade possuem mais chances de terem varizes;
  • Hábitos incorretos: Alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento das varizes, como ficar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou deitado;
  • Sedentarismo e excesso de peso também causam varizes.

Assim, algumas medidas são essenciais para evitar as varizes:

  • Movimentar os músculos, praticando exercícios diariamente pode evitar o surgimento das varizes. As pessoas que normalmente permanecem sentadas por muito tempo trabalhando ou estudando devem levantar por alguns minutos para evitar a mesma posição por longos períodos;
  • Utilizar meias de compressão pressionando os pés e os tornozelos pode ajudar na circulação fazendo com o sangue consiga chegar ao coração.

Sintomas

As pessoas que possuem varizes apresentam alguns sintomas que podem piorar caso o problema se agrave. Os sintomas são:

  • Muita dor nas pernas e nos pés;
  • Desconforto;
  • Inchaço no local.

Esses sinais podem demonstrar rapidamente o problema, fazendo com que o paciente consiga o tratamento mais rápido possível.

Tratamento

Existem tratamentos eficientes que ajudam na cura das varizes, portanto é necessário procurar um profissional da saúde assim que os sintomas surgirem, para que o diagnóstico seja feito com antecedência e o tratamento seja o menos invasivo possível.

Um dos métodos muito utilizados é a aplicação de substâncias que reduzem inflamação nas veias, sendo absorvidas pelo organismo. Outro tratamento é o uso de laser para queimar os vasos, porém é um procedimento muito doloroso e menos utilizado.

O procedimento mais utilizado pelos médicos é o uso da cirurgia para a remoção dos vasos, pois muitos acreditam que é o método mais eficaz para o controle de varizes.

Todos os métodos devem ser acompanhados por um especialista para monitorar a eficiência do procedimento.

Complicações

As varizes são simples de serem tratadas desde que o diagnóstico e o início do tratamento sejam imediatos, pois a demora pode trazer algumas complicações.

Caso o tratamento não ocorra, manchas na pele podem surgir, essas manchas são conhecidas como dermatite ocre. Além disso, o quadro pode se agravar ocasionando úlceras na pele. Essa piora da situação pode causar infecções e o tratamento pode ser mais agressivo.

Apesar dos tratamentos oferecerem bons resultados, a prevenção ainda é a melhor decisão e a melhor forma de evitar o aparecimento das varizes é o exercício físico. As atividades diárias devem ser realizadas com o acompanhamento de um profissional, pois ele indicará o melhor exercício para o caso.

É fundamental procurar um médico caso algum sintoma apareça, pois as varizes podem ser controladas mais rapidamente, evitando assim desconfortos que podem surgir. Dessa forma, além da estética, a qualidade da saúde melhora consideravelmente.

 Por Danielle Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top