Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Dicas de saúde Benefícios dos exercícios aeróbicos

Benefícios dos exercícios aeróbicos



Se você já pratica exercícios aeróbicos, parabéns, pois já está no caminho certo para ter uma boa saúde. Mas se você não pratica, não se preocupe, pois ainda há tempo de começar a praticar alguns e, depois de ler este nosso artigo, é bem provável que você encontre vários motivos para isso.


Exercícios aeróbicos possuem geralmente uma duração mais longa e ajudam a desenvolver maior resistência ao nosso corpo. Chamam-se assim pois exigem muito mais de nossa respiração do que os ditos anaeróbicos, onde há um maior trabalho quanto ao esforço muscular, mas com uma duração bem mais curta. Alguns exemplos são caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta,


Exercícios aeróbicos são, de diversas formas, estimulantes para o nosso corpo e mente. Manter-se sempre ativo é com certeza uma ótima forma de garantir que não “enferrujaremos”, isto é, que nosso corpo e mente se encontrarão sempre prontos para os desafios que podemos enfrentar ao longo do dia. Bem, agora falemos mais especificamente sobre alguns benefícios da prática de exercícios:


Desenvolve o sistema cardiovascular


Tais exercícios aumentam a circulação sanguínea, o que é muito bom, pois ajuda, por exemplo, a reduzir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos. Além disso, quando realizado de forma adequada e moderada, ajuda no desenvolvimento da musculatura do coração.


Reduz as chances de contrair algumas DCNT’s


DCNT é a sigla para doença crônica não-transmissível e algumas delas que podem ser evitadas por meio da prática de exercícios são a obesidade e a hipertensão arterial. A última acaba sendo suprimida ou pelo menos amenizada pelos benefícios à circulação sanguínea e a primeira pela queima de calorias e gordura.


Ajuda na perda de peso


E essa mesma queima de calorias e gordura é essencial para quem precisa perder peso. Sendo assim, a prática constante de tais exercícios, juntamente com uma boa alimentação, é elemento-chave para o controle do peso, bem como para manter o corpo em forma.


Garante mais energia ao corpo


Quanto mais ativos nos tornamos, melhor nosso corpo consegue absorver e utilizar a energia dos alimentos, assim, praticar esportes ou mesmo correr pelas manhãs pode ser uma ótima forma de garantir que se conseguirá a energia necessária para o desempenho das demais tarefas ao longo do dia!


Espero que estas sejam razões suficientes para acreditar nos benefícios dos exercícios aeróbicos, mas se mesmo assim você ainda não está convencido, não há problemas, pois basta uma rápida pesquisa na internet para identificarmos muitos outros bons motivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top