Uma dieta nutritiva para seu corpo e sua mente

Há vários benefícios não somente para o seu corpo mas também para a sua mente quando você passa a ter uma dieta nutritiva. Começa pelo bom funcionamento do organismo (que inclui, mas não se restringe, ao intestino funcionar “como um relógio”), a manutenção da boa forma, melhor disposição para o dia-a-dia e não para por aí.

Todo nutricionista é hábil a ajudá-lo a conseguir uma dieta saudável, mas nem sempre temos tempo (ou recursos financeiros) para irmos a um nutricionista e ler extensos livros (que também são uma excelente forma para aprender mais sobre nutrição) pode tomar ainda mais tempo. E então, o que fazer?

Uma solução pode ser buscar informações sobre como “montar” uma dieta nutritiva para seu corpo e sua mente a partir de informações colhidas na Internet a partir de fontes confiáveis. E nós queremos ajudá-lo também, então publicaremos aqui algumas dicas rápidas para montar uma dieta muito mais saudável!

Mais vegetais em sua alimentação

Comece o dia consumindo frutas no café da manhã, bem como uma salada bem gostosa antes do almoço. Se você fizer isso, não somente estará adquirindo a energia proveniente daqueles alimentos, mas também estará a cuidar melhor de seu intestino bem como do seu colesterol ruim, já que certos vegetais ajudam a elevar os níveis de colesterol bom e a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Você pode consumir frutas de diversas formas, seja elas cruas ou por meio de sucos.

Prefira peixes a carnes vermelhas

Sempre que possível, troque carnes vermelhas por peixes, que são ricos em ômega 3 e ômega 6, óleos essenciais para o bom desenvolvimento de nossa capacidade intelectual e motora.

Se possível, opte pelo cozimento em vez de fritura dos peixes – é sempre bom evitar todo tipo de fritura.

Consuma mais leite e derivados

É bom lembrar que leite é uma excelente fonte de cálcio, bem como seus derivados. Quem não gosta de beber leite pode tomar bebidas lácteas achocolatadas ou iogurtes ou comer queijos, mas no caso de queijos, prefira sempre os queijos brancos, conhecidos como “queijos magros”.

Cereais integrais também fazem bem!

Ah, e não podemos nos esquecer dos benefícios que os cereais integrais podem trazer para o nosso organismo. Ricos em fibras alimentares bem como vitaminas (como vitaminas do complexo B e a vitamina E), não podem ser esquecidos e podem ser consumidos facilmente no café da manhã.

Evite açúcar em excesso

Apesar de serem grandes fontes de energia, o consumo de açúcares deve ser realizado de forma moderada a fim de evitar os possíveis efeitos colaterais. Quem deseja perder peso, por exemplo, deve reduzir bastante a ingestão de açúcares, pois na presença deles, as gorduras não serão queimadas durante a prática de exercícios físicos.

Agora você mesmo pode elaborar uma dieta certa para você. Mas lembre-se que nenhum artigo ou livro substitui o valor do aconselhamento de um nutricionista!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print